Como é que o steampunk nunca foi uma coisa real?
Temos de chegar a acordo sobre uma definição para "Steampunk" para responder a esta pergunta, uma vez que diferentes autores, criadores e figurinistas têm tomadas muito diferentes. Mas vamos assumir que nos referimos à ampla adoção da tecnologia baseada em vapor na vida cotidiana (assim como cyberpunk geralmente significa a ampla adoção da cibernética).A minha primeira resposta é a mesma resposta à questão de porque não estamos todos zoando em segways, usando óculos de google, e usando VR ao invés de irmos trabalhar pessoalmente. Tudo isso é possível, mas é'não é conveniente ou barato o suficiente que as pessoas passem de "isso é muito legal" para "eu realmente quero refazer minha vida em torno dessa tecnologia".
A minha segunda resposta é segurança e escala. Muito design steampunk parece assumir que o vapor poderia ser produzido de forma fácil e compacta, o que nunca foi o caso. As salas das caldeiras eram quentes, desconfortáveis e muitas vezes perigosas. Isso'é bom para alimentar um grande navio ou trem, mas impraticável para muitas necessidades menores.
Minha terceira resposta: muitas histórias em Steampunk assumem que as pessoas conheciam princípios científicos que conhecemos hoje, mas não conheciam't sabem então. Ou que as pessoas tinham a capacidade de fazer cálculos matemáticos massivos que tomamos como certo com o advento do computador. Imagine um jetpack movido a vapor: como você equilibraria o impulso com a gravidade, o vento e outros fatores em um veículo pequeno e manobrável baseado na propulsão? Como você desenvolveria tal dispositivo sem anos de matemática?
Minha quarta resposta: desenvolver o tipo de coisas que os dispositivos movidos a vapor precisariam levar a avanços que vivemos hoje. Assim, de certa forma, nunca tivemos steampunk porque outros métodos de gerar energia, armazená-la, convertê-la em energia mecânica e embalá-la surgiram.
As tecnologias que realmente adotamos don'não parecem tão legais porque tomamos isso como certo, e porque ele'não é tão óbvio, devido à necessidade de que ele se encaixe mais suavemente em nossas vidas diárias reais. Mas aqui e ali, você ainda encontrará sistemas de entrega de tubos pneumáticos, computadores mecânicos e pessoas desenvolvendo seus próprios pacotes de jatos e arriscando suas vidas para voar.