Por que as pessoas usam protetor de arranhões em telefones com Gorilla Glass?Artboard
Bem, eu estava procurando por esta pergunta há algum tempo.
O meu telefone tem Gorilla Glass 3, mas eu uso vidro temperado. Agora porque?
A dureza é medida por uma escala. Refere-se a uma escala de dureza Mohs de minerais numa escala de 1 a 10. Nesta escala, o vidro regular é colocado a 5 e um diamante a 10 mais alto. Esta dureza é medida pela capacidade dos minerais de arranharem a superfície uns dos outros. O vidro pode riscar qualquer coisa abaixo de 5, como ferro, mas o vidro pode ser riscado por qualquer coisa acima de 5, como quartzo.
Vidro Gorilla tem valor Mohs em torno de 6.4. Então, quando você pensa que está protegendo seu telefone de arranhões de suas chaves, etc., na verdade é impossível arranhar vidro com ferro.
Agora, a melhor parte.
95% dos arranhões são devidos ao Quartzo. Sim, Quartzo. Mas como? O nosso ambiente tem muito pó e partículas de areia. Quando vê algum pó no ecrã do seu telefone, tenta limpá-lo esfregando-o na sua camisa, etc. Quando você faz isso, você realmente coloca um arranhão no seu smartphone e continua pensando como isso aconteceu.
Quartzo tem valor Mohs de 7 e NO vidro Gorila fornece proteção acima de 6,8 Mohs. Normalmente o vidro Gorilla varia entre 6-6.5 Mohs.
Então, it's é melhor usar um protector de ecrã mesmo que o seu telefone tenha vidro Gorilla ou vidro Dragontail. :)
Edit-
A única maneira possível (a partir de agora) de se livrar do vidro temperado e dos protectores de riscos é usar safira.
">Sapphire é um material duro e transparente feito de óxido de alumínio cristalino. É 9 na escala Mohs de dureza mineral, o que significa que não risca tão facilmente. É por isso que a safira é mais utilizada em relógios de luxo que são resistentes aos riscos causados pelo atrito. É também a razão pela qual um relógio como este pode ser usado durante décadas e até mesmo passado para as gerações futuras. De facto, alguns fabricantes de telemóveis escolheram a safira para o ecrã dos seus telemóveis. A Vertu é um desses fabricantes de luxo. Hoje, as pessoas colam filmes de proteção nas telas para evitar arranhões, à custa de brilho reduzido e falta de senso de toque. Quando a safira é usada como painel de tela, todos esses inconvenientes desaparecem.
Apesar da força inigualável da safira, a indústria não está otimista quanto ao uso em larga escala da safira para telas de telefones celulares porque é cara, é menos flexível que o vidro e está em baixa oferta. Atualmente, a capacidade de fabricação de telas de safira não é suficiente para atender à demanda do mercado mundial de aparelhos. O longo ciclo de crescimento do cristal, a insuficiência de equipamentos de fabricação e a escassez de mão de obra especializada têm impedido a produção em massa de telas de safira. Como resultado, a safira é quase dez vezes mais cara do que o vidro. Pior ainda, em alguns aspectos, a safira não é tão forte como geralmente se pensa. Geralmente, quanto mais duro é o material, menos elástico ele é. Como um dispositivo digital tem uma superfície maior do que um relógio, a tela precisa ser feita de material mais elástico para evitar estilhaçamento. De acordo com um vídeo postado por Corning, o vidro é menos propenso a estilhaçar do que a safira.
A longo prazo, uma grande fraqueza da safira é sua baixa elasticidade, o que significa que ela não pode se dobrar como um substrato de vidro flexível. À medida que o mundo entra na era dos dispositivos viáveis, isto será uma grande desvantagem.