Qual é a vida média de um smartphone?
Depende de vários factores como a saúde da bateria, Obsolência do sistema operacional, Inadequação do hardware para executar softwares mais recentes e mais exigentes.etc.
Se tiver um telefone com uma bateria de 3500+ mAh, você pode ser capaz de usá-lo por mais de 4 anos, assumindo que você não gaste a carga da bateria, nem use o telefone enquanto carrega (superaquecimento).
Sobre o Sistema Operacional e hardware low end, os softwares do mercado são constantemente atualizados com melhorias e novos recursos, portanto, cada vez mais pedaços de códigos precisam ser executados para executá-los: Whatsapp era apenas uma plataforma segura de mensagens barebone, mas agora existem muitas funcionalidades incluindo 'Status', 'Whatsapp web',....etc e é muito mais volumoso do que o seu antigo self em 2014. Dispositivos de baixo custo/antiguidade podem sofrer atrasos devido ao seu limitado poder de processamento.
A maioria desses fabricantes também deixa de atualizar o sistema operacional, portanto os aplicativos modernos que usam novos recursos das versões mais recentes do(s) sistema(s) operacional(s) podem se tornar incompatíveis com as versões antigas do(s) sistema(s) operacional(s). Também estes SO(s) desatualizados serão vulneráveis a uma série de exploits, podendo assim ser hackeados de forma comparativamente mais fácil do que os das versões actualizadas.
Bem, você pode realmente usar um smartphone até que ele morra devido a problemas de hardware, mas você pode enfrentar uma série de 'problemas de software' como atraso, incompatibilidade de aplicativos.etc.
O meu pai ainda usa o Lenovo S660 (6+ anos de idade) com o Android KitKat em 2019. Como ele o usa apenas para ligar, e outras funções básicas como verificar e-mails, ouvir música.etc, ele ainda está confortável com ele. Sua bateria ainda é saudável que ele dura mais de 2 ou 3 dias em uma única carga completa.