O que é um smartphone?
Um smartphone é um telefone celular com um computador integrado e outros recursos não originalmente associados a telefones, como um sistema operacional, navegação na Web e a capacidade de executar aplicativos de software.
O primeiro smartphone foi o IBM's Simon, que foi apresentado como um dispositivo conceito -- em vez de um dispositivo de consumo -- na feira de computadores COMDEX 1992. Era capaz de enviar e-mails e faxes, bem como manter um calendário de eventos para o utilizador, em vez de simplesmente fazer chamadas e enviar mensagens.
Os smartphones de consumo evoluíram longe dos assistentes digitais pessoais (PDAs) por volta da virada do século XXI
century quando dispositivos como o PalmPilot começaram a incluir conectividade sem fios. Vários fabricantes, incluindo Nokia e Hewlett Packard, lançaram dispositivos em 1996 que eram combinações de PDAs e celulares típicos que incluíam os primeiros sistemas operacionais (OSes) e capacidades de navegação na web. A BlackBerry lançou seus primeiros smartphones em meados dos anos 2000, e eles se tornaram muito populares entre os consumidores e na empresa.
Muitos desses primeiros smartphones apresentavam teclados físicos.
Em 2007, a LG lançou o Prada e a Apple lançou o iPhone, os primeiros smartphones a apresentar uma tela sensível ao toque. A HTC lançou o seu smartphone Dream um ano depois, que foi o primeiro a incluir o Google's Android OS.
Outros grandes avanços na história dos smartphones incluem o lançamento da Sony's do telefone Xperia Z5 Premium com um ecrã de resolução 4K em 2015. Os avanços na rede Wi-Fi e LTE também progrediram ao longo dos anos, melhorando a conectividade dos smartphones para uma utilização mais rápida.
Celular vs. smartphone
Um telemóvel é simplesmente um telefone que não'não precisa de uma ligação à rede fixa. Ele permite que o usuário faça e receba chamadas telefônicas. Alguns telefones celulares também oferecem mensagens de texto.
Um smartphone tem recursos mais avançados, incluindo navegação na web, aplicativos de software e um sistema operacional móvel. Por sua vez, um smartphone também oferece recursos como suporte a biometria, bate-papo por vídeo, assistentes digitais e muito mais.
P>P>P>P>Até, não há uma definição padrão que delimite claramente um smartphone; muitos dispositivos comercializados simplesmente como telefones celulares oferecem recursos similares aos comercializados como smartphones.
Recursos importantes
Uma das características mais importantes de um smartphone é sua conexão a uma loja de aplicativos. Uma loja de aplicativos é um portal centralizado onde os usuários podem procurar e baixar aplicativos de software para rodar em seus telefones. Uma típica loja de aplicativos oferece milhares de aplicativos móveis para produtividade, jogos, processamento de texto, tomada de notas, organização, redes sociais e muito mais.
As seguintes são algumas das outras características chave de um smartphone:
- internet connectivity;
- a mobile browser;
- the ability to sync more than one email account to a device;
- embedded memory;
- a hardware or software-based QWERTY keyboard;
- wireless synchronization with other devices, such as laptop or desktop computers;
- the ability to download applications and run them independently;
- support for third-party applications;
- the ability to run multiple applications simultaneously;
- touchscreen;
- Wi-Fi;
- a digital camera, typically with video capability;
- gaming;
- unified messaging; and
- GPS -- global positioning system.
A smartphone also has the ability to support accessories, including Bluetooth headphones, power charging cables and extra speakers. Devido à frágil caixa externa da maioria dos smartphones, os usuários frequentemente também compram protetores de tela e caixas mais duráveis para colocar seus telefones.
Porque eles rodam um SO e aplicativos, os smartphones recebem atualizações de software consistentes. Os fornecedores atualizam seus sistemas operacionais móveis algumas vezes por ano, e aplicativos móveis individuais em uma loja de aplicativos vêem constantes atualizações de software que os usuários podem optar por instalar ou ignorar.
Vendedores e fabricantes populares
SOs móveis incluem Apple iOS, Google Android, Microsoft Windows Phone e BlackBerry 10. BlackBerry disse que irá descontinuar seu sistema operacional em 2019, no entanto, e a Microsoft tem sido um jogador distante na corrida de sistemas operacionais móveis.
Os principais fabricantes de hardware para smartphones são Apple, Samsung, Huawei, LG, Lenovo -- incluindo Motorola -- Oppo e vários outros. A Apple é o único fornecedor que constrói o iPhone para o seu sistema operativo iOS. Vários fabricantes podem produzir dispositivos Android.
As de abril de 2018, o Android lidera a participação no mercado mundial de SO com cerca de 40% do mercado, de acordo com StatCounter.
Usos populares
Muitos consumidores usam seus smartphones para se envolver com amigos, família e marcas em mídias sociais.
Plataformas de mídia social como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn têm aplicativos móveis que um usuário pode baixar da loja de aplicativos do seu telefone's. Esses aplicativos tornam mais fácil para os usuários de smartphones postarem atualizações e fotos pessoais enquanto estão em viagem do que em seu desktop.
Um outro uso comum para smartphones é o rastreamento da saúde e do bem-estar. O aplicativo Saúde para iOS, por exemplo, pode acompanhar o comportamento do sono, nutrição, medidas corporais, sinais vitais, exercícios de saúde mental e muito mais.
Dispositivos para terceiros, como os smartwatches, podem se conectar com um smartphone para monitorar um indivíduo's estatísticas de saúde, como freqüência cardíaca, e enviar informações para serem agregadas no telefone.
O pagamento móvel é outro uso popular para smartphones. Os recursos de carteira permitem aos usuários salvar informações de cartão de crédito em seus telefones para usar ao comprar itens em lojas de varejo. Aplicativos como o Apple Pay também permitem que os usuários paguem outros usuários iOS diretamente de seus telefones.
O uso de smartphones na empresa
Os dispositivos BlackBerry foram os primeiros smartphone populares que muitas organizações ofereceram aos seus funcionários para uso comercial devido ao histórico do BlackBerry's com forte segurança. À medida que os smartphones adicionavam recursos de produtividade mais avançados, técnicas de segurança e integrações com ferramentas de gerenciamento de TI, outros ganharam popularidade na empresa.
Profissionais de TI em muitas organizações hoje em dia devem dar suporte aos funcionários que querem usar seus smartphones para o trabalho. As empresas podem adotar ferramentas de gerenciamento de mobilidade corporativa (EMM) para controlar esse uso e desenvolver políticas BYOD para governar o que os usuários podem fazer com seus dispositivos. A Apple e o Google trabalharam para melhorar as capacidades empresariais dos seus sistemas operativos móveis, permitindo que a TI suporte melhor os dispositivos iPhone e Android nas empresas.
Porque o formato do smartphone é tipicamente menor do que um computador de secretária, os utilizadores empresariais normalmente utilizam-no para tarefas rápidas, tais como o envio de um e-mail. Tablets e dispositivos 2 em 1 também se juntaram ao mercado de dispositivos móveis como alternativas aos smartphones e PCs para uso empresarial.
Artigos semelhantes
- Como foi inventado o smartphone? O que você pensa sobre o smartphone? Ele é útil ou não?
- O que são um smartphone de ecrã completo e um smartphone sem luneta?
- O que veio primeiro, o smartphone Apple ou o smartphone Samsung?
- Quem inventou o primeiro smartphone? Qual é a evolução do smartphone?
- O smartphone mais barato: Quais são os prós e os contras do smartphone Freedom 251 da Índia?