Qual é a necessidade de reforço da face lateral em viga?
P>Apresentar uma viga regular e uma viga profunda. Ambas as vigas estão sob reforço e desenhadas de tal forma que mostrará falha controlada por tensão. As tensões em ambas as vigas são maiores do que as tensões de rendimento. Agora ambas as vigas estão sujeitas a cargas finais ou próximas das cargas finais. Os testes mostraram os seguintes resultados:
No caso de vigas regulares, as fissuras tinham uma largura máxima de fenda próxima do reforço de tensão. Mas como as vigas não eram muito profundas, o triângulo de tensão caiu rapidamente para zero e depois mudou para tensão compressiva. Isto causou tensões de tração muito baixas na região da viga, pelo que a teia da viga não apresentava fissuras significativas.
No caso de viga profunda, como a armadura de tração é muito mais profunda do que anteriormente, uma grande quantidade de seção transversal de concreto foi submetida a tensões de tração e este diagrama de tensão não variou tão rapidamente como no caso de viga rasa. Isto significa que um pedaço maior de betão estava em tensão e por isso as vigas apresentavam fissuras muito largas na teia e em muitos casos eram mais largas do que as fissuras perto do fundo da viga onde a armadura estava presente. A razão é que perto da fibra de tensão extrema há uma presença de aço que pode controlar as tensões, mas perto da teia não havia nenhuma armadura e uma vez que as fissuras de concreto, ela não tem nenhuma resistência na tensão. Isto significa que a trinca se amplia e não há parada.
Então surgiu o fornecimento de armaduras laterais para que possamos controlar as fissuras na teia no caso de vigas profundas.
Fonte: ACI 318-11 e BS8110.