Vai comprar a Xbox Series X ou a PlayStation 5?
Melhor . . . em quê?
Em papel, a Série Xbox X pode renderizar mais pixéis, traçar mais raios e empurrar mais frames do que a PS5, o que significa que se estiveres a comparar o mesmo jogo em ambas as consolas, deverá ter uma aparência geral e correr melhor na Série Xbox X.
Felizmente ainda não existem comparações que possam realçar a diferença.
A Série X é sussurrante-assassimilado de acordo com as revisões preliminares (tal como previ com aquele humongo fã no topo). Não temos nenhuma crítica como essa para a PS5, mas prevejo que será barulhenta em comparação. Muitas pessoas não vão se importar, mas com um bom ambiente posso dizer a diferença, especialmente quando se joga jogos que têm uma gama de áudio enorme.
A Série X tem uma incrível compatibilidade retroativa. Não só executa melhor os jogos Xbox One do que a Xbox One (ou seja, onde o XB1 se debateu e gaguejou, o XSX joga suavemente), como também joga Xbox 360 e jogos Xbox originais com melhorias visuais como a taxa de frames duplicada e a alta resolução, por isso têm um aspecto muito mais suave e nítido do que nas consolas originais. PlayStation 5 tem compatibilidade retroativa com jogos PS4 mas não mais.
Xbox Series X "Multiple game suspend" é uma característica incrível que te permite pausar seu jogo, iniciar outro jogo e pausar em qualquer lugar no meio dele, e repetir com até 5 jogos, e depois voltar para qualquer um deles exatamente onde você estava. A PS5 suporta suspensão de jogo para que possas desligá-lo se tiveres de ir, mas se quiseres trocar de jogo estás sem sorte, perdeste o teu lugar no outro jogo.
Como podes ver, há muita coisa que gosto na Xbox Series X . . . no papel.
Há uma coisa que a PS5 faz melhor no papel do que o XSX, e que é a velocidade SSD. XSX tem um SSD que está em linha com os SSDs mais populares para PC, e que reduz o tempo de carga o suficiente para que você não esteja alcançando o seu telefone entre os níveis, e até mesmo curto o suficiente para que "mash X para abrir a porta" não seja uma construção necessária de design de nível. Mas o SSD do PS5 é mais do dobro rápido, e ainda tem uma arquitetura de E/S personalizada que permite que o SSD escreva diretamente na RAM. Isto significa níveis carregados em apenas 2 segundos - quase imperceptíveis, ao ponto de você poder ter vários níveis acontecendo ao mesmo tempo e distorcer entre eles perfeitamente.
Onde vai importar, no entanto, são os jogos. Enquanto a Microsoft está a jogar jogos da actualidade com taxas de frames e resoluções mais elevadas, a Sony tem colocado um grande esforço no marketing de jogos que realmente parecem de próxima geração - grandes melhorias na iluminação e outros efeitos visuais que trazem um nível totalmente novo de realismo aos gráficos.
E é isso que vai importar.
Até agora o Hellblade II da Microsoft: Senua's Saga parece incrível, mas eu duvido que tenha o apelo de Sony's Demon's Souls (um remake de um exclusivo PS3 que gerou todo o gênero "soullike"). Aposto que o Forza Motorsport 8 e o Forza Horizon 4 da Microsoft acabarão por rebentar com o Gran Turismo 7 da Sony, mas neste momento o GT7 foi exibido e parece óptimo, mas ainda não foi anunciado um novo Forza. E não me faças começar com o Ratchet e o Clank da Sony: Rift Apart, Spider-Man: Miles Morales e Horizon: Forbidden West. A Microsoft tem muito para pôr em dia, e enquanto isso, eles estão a fazer promessas de que os seus jogos continuarão a chegar ao Xbox One. Não, seus idiotas, vocês concentram-se no novo hardware e se o hardware antigo não o conseguir executar, não o trazem para o hardware antigo.
Artigos semelhantes
- Agora que o preço da Playstation 5 se revelou igual ao da XBox Series X, será que eles vão vencer novamente a XBox desta geração?
- Como ligar um controlador Xbox Series X, Xbox Series S a outros dispositivos
- A PS5 vai vencer a Xbox series X em vendas, ou vai ser um empate?
- Vale a pena ter tanto a Xbox Series X como a PlayStation 5?