Como é que a Airbnb publica automaticamente na Craigslist?
Costei recentemente desta pergunta no meu blog post sobre Growth Hackers - o post completo do blog está aqui: http://andrewchenblog.com/2012/04/27/how-to-be-a-growth-hacker-an-airbnbcraigslist-case-study/
Her's o excerto relevante:
p>A primeira coisa que você tem que fazer é olhar como Craigslist permite que os usuários postem no site. Sem uma API, você tem que escrever um script que possa raspar Craigslist e interagir com seus formulários, para pré-preencher todas as informações que você quiser.
A primeira coisa que você pode notar ao brincar com Craigslist é que quando você vai postar algo, você recebe uma URL única onde todas as suas informações são salvas. Então, se você for ahttps://post.craigslist.org você será redirecionado para um URL diferente que se parece comhttps://post.craigslist.org/k/HL.... Acontece que esta URL é única, e todas as informações que vão para esta lista são associadas a esta URL e não ao seu cookie Craigslist. Isso é diferente da forma como a maioria dos sites o faz, onde um monte de informações é salvo em um cookie e/ou no lado do servidor e depois puxado para fora. Esta forma única de associar os dados de sua Craigslist e a URL significa que você pode construir um bot que visita a Craigslist, obtém uma URL única, preenche a informação da listagem e depois passa a URL para o usuário para dar o passo final de publicação. Isso se torna a base para a integração.
Ao mesmo tempo, o bot precisa saber informações para lidar com todos os formulários - além de preencher a categoria Craigslist, que é simples, você também precisa saber qual a região geográfica a ser selecionada. Para isso, você teria que visitar cada Craigslist em cada mercado que eles servem, e raspar os nomes e códigos para cada região. Felizmente, você pode começar com os links no sidepanel da Craiglist - há 100s de diferentes versões da Craigslist, acontece.
>
Se você cavar um pouco, você descobre que certos mercados geográficos são mais detalhados do que outros. Em alguns, como na área da baía de SF, há subzonas (baía sul, península, etc.) e bairros (alturas maternas, pacíficas), enquanto em outros mercados só há subzonas, ou só há o mercado. Então você teria que incorporar tudo isso em sua interface.
Então há o problema da própria listagem - por padrão, Craigslist funciona dando-lhe um endereço de e-mail anônimo que você usa para comunicar a potenciais clientes. Se você quiser levá-los ao seu site, você terá que notar que você pode desligar mostrando um e-mail, e apenas fornecer o link "Contate-me aqui" em seu lugar. Ou, você pode potencialmente preencher um endereço de e-mail especial como [email protected] que direciona automaticamente as consultas para a pessoa certa, o que pode ser feito usando serviços como Mailgun ou Sendgrid.
Finalmente, você vai querer que a listagem tenha boa aparência - acontece que a Craigslist só suporta uma quantidade limitada de HTML, então você vai precisar trabalhar para que a sua listagem funcione bem dentro dessas restrições.
Completar a integração é apenas o começo - uma vez que ela esteja pronta, você terá que otimizá-la. Qual é a % de conclusão uma vez que algum dia comece a compartilhar a listagem deles para o Craigslist? Como você pode mudar o fluxo, a chamada à ação, os passos no formulário, para aumentar essa %? E da mesma forma, quando as pessoas aterrissam na Craigslist, como você se certifica de que é provável que elas concluam uma transação? Eles precisam de mensagens especiais?
>p>Tracking all this requires additional work with click-tracking with unique URLs, 1×1 GIFs on the Craigslist list, and many more details.Long story short, this kind of integration is not trivial. Há muitos pequenos detalhes para notar, e eu não ficaria surpreso se a integração inicial levasse muito tempo para algumas pessoas muito espertas aperfeiçoarem.