Como funcionam os planos de cupões de desconto de prescrição como o GoodRx?
O que o GoodRx faz é ter acesso às tarifas negociadas pelas companhias de seguros com as farmácias através de intermediários conhecidos como "Pharmacy Benefit Managers". Tenha comigo um momento, pois o preço farmacêutico é bizantino em complexidade e kafkiano em absurdo e opacidade.
A sua farmácia compra medicamentos a um distribuidor grossista, como o Mc Kessen, a um determinado preço, que é o " Preço de Aquisição" . Este preço é então dramaticamente aumentado para o público "preço de prateleira - ninguém paga realmente esse preço". Os "Gerentes de Benefícios Farmacêuticos" negociam um desconto a partir daquele preço inflado para uma companhia de seguros que se aplica a todos os medicamentos, geralmente 70-90%. Isto pode levar a alguns problemas de preços bizarros, dependendo do Preço de Aquisição que a farmácia tem.
Se os seus olhos ainda não se esmaltaram, os contratos das companhias de seguros também permitem que esse desconto seja dado aos clientes que pagam a pronto, como se o preço a pronto de um medicamento fosse inferior ao co-pagamento do seguro, a companhia de seguros não paga nada, o que eles gostam, e a diferença entre o preço a dinheiro, digamos $4 por um medicamento genérico e o co-pagamento de, digamos, $20, é devolvido ao Pharmacy Benefit Manager-
Você não sabe de nada disso a menos que pergunte especificamente ao farmacêutico se o preço a dinheiro é mais baixo. Assim, para alguns pacientes com 4-5 medicamentos genéricos, a diferença entre os $16/mês que eles estão pagando e os $100/mês de co-pagamento é desnatado pelo intermediário. Particularmente para os idosos com renda fixa, isto pode ser tecnicamente legal...mas dificilmente ético IMHO.
Ok, agora é aqui que entra o Goodrx: Eles obtêm a taxa da companhia de seguros contratada e tornam público aos clientes pagantes. As companhias de seguros vão junto, já que não pagam nada pelos medicamentos e poupam o dinheiro que iria para o intermediário do PBM. A Goodrx obtém um pequeno lucro ao fazer com que as companhias de seguros paguem uma percentagem dessa poupança a eles. Mas o consumidor agora tem acesso à taxa da companhia de seguros, e dada a complexidade de tudo isso, mesmo as taxas negociadas podem variar muito de uma farmácia para outra.
Embora não seja perfeito, é uma ferramenta útil ter certeza de que você não está sendo totalmente enganado e obtendo pelo menos um preço decente. Outro caminho a seguir é a farmácia Costco, que acrescenta uma percentagem ao custo de aquisição, mas pode não ter o menor custo de aquisição.
Simples o suficiente. Mas o bom rx é uma ferramenta útil e é uma boa ideia verificá-la antes de preencher um script. Com isso dito, uma estrutura de preços racional e transparente seria muito melhor.
Boa sorte no mundo selvagem da farmácia no século 21. Caveat Emptor.