Porque é que a NBN está a progredir tão lentamente na Austrália?
A NBN teve um grande começo, que foi rapidamente modificado pelos políticos para reduzir os custos, em detrimento do desempenho da rede, das velocidades individuais e dos benefícios a longo prazo para as pessoas.Os políticos se envolveram diretamente na decisão sobre a melhor tecnologia a ser usada, ao mesmo tempo em que tinham pouco entendimento de cada tecnologia, e pior ainda, sem consultar adequadamente os especialistas da indústria durante a fase de projeto.
Tony Abbott disse a Malcolm Turnbull para destruir o projeto, com o que for preciso, para garantir que a mão-de-obra não ganharia as próximas eleições. Ele inflacionou o custo do modelo FTTP, e minimizou seus benefícios, numa batalha "meu projeto é melhor" com Kevin Rudd.
Next, os Liberais ganharam a eleição, e eles foram e compraram um monte de novos cabos de cobre para atualizar partes da rede ao longo da costa leste da Austrália, que não eram bons para operar a NBN nas velocidades que eles tinham prometido, e precisavam de uma substituição completa.
Este processo estava cheio de atrasos, pois a Telstra havia diminuído o trabalho extra necessário para consertar sua rede, e o custo das atualizações estava aumentando rapidamente, ao ponto de que seu "modelo FTTN, muito mais barato" estava agora procurando custar quase o mesmo valor do plano original, mas funcionando a um quarto da velocidade na melhor das hipóteses, e exigindo manutenção contínua também.
Apesaram rapidamente que o FTTN NBN era de facto uma opção muito pior para prosseguir, mas não podiam admitir que estavam errados.
O mapa de implementação do NBN foi actualizado várias vezes, para esconder o progresso lento, uma vez que os clientes que esperavam que o NBN fosse lançado nos próximos 3-6 meses estavam a ser informados que teriam de esperar mais tempo, sem lhes ser dado qualquer prazo.
Então a NBN Co foi reordenada, pessoas-chave saíram ou foram demitidas, e novos contratos foram elaborados, e as investigações continuaram.
Meanwhile, pessoas que estavam no cabo anteriormente, e tinham tido velocidades decentes, tinham sido trocadas para NBN e estavam ficando com velocidades muito piores do que antes, sem opções de trocar para. As reclamações eram galopantes e parecia que o NBN estava se tornando um elefante branco, como temiam os representantes da indústria.
Adiante um par de anos, e a situação de roll out ainda se aproxima lentamente, onde novos apartamentos e empresas estão sendo construídos com acesso NBN disponível através de acordos com terceiros, mas para a maioria das pessoas que querem internet rápida agora, não importa o quanto a demanda está em sua área,
ou se eles estão dispostos a pagar um prêmio para tê-lo instalado, os primeiros lugares para onde ele está sendo lançado são universidades, grandes empresas e outros lugares onde é rentável fazê-lo, independentemente do número de pessoas que irão se inscrever, pois com este modelo eles só têm que lançar conexões de alta velocidade na rua, ou para o nó mais próximo.
Não está sendo implementado primeiro em áreas de alta demanda, o que faria sentido para a maioria das pessoas de espírito empresarial.
A tragédia de tudo isso, é que o resto do mundo passou das tecnologias FTTN, em favor do FTTP (o plano originalmente proposto).
No modelo FTTN, as velocidades rápidas se estendem da internet até o nó, e depois há um gargalo de estrangulamento. A velocidade do gargalo determina a velocidade máxima que a sua rua / bloco / área receberá.
Num modelo de tecnologia mista, há todo o tipo de limitações que precisam de ser abordadas e consideradas. A internet a cabo é um meio compartilhado, portanto quando as pessoas voltam do trabalho para casa e ligam o Netflix ou vapor, a velocidade da internet cai para todos naquela rua, devido ao congestionamento da rede.
Existem vários casos que ouvi de amigos e clientes, onde a internet deles é rápida durante o dia, mas inutilizável à noite, com uploads rápidos, mas apenas downloads de velocidade ADSL1.
Outras pessoas em áreas rurais têm quedas quando a água da inundação entra na fossa Telstra, e como o cobre conduz a eletricidade, a internet e a rede telefônica se desligam até que a fossa Telstra seque. Substituir este cobre velho por cobre novo não resolve este tipo de problema.
As redes de cobre necessitam de energia para funcionar, o que as torna dispendiosas para serem instaladas em áreas rurais, pois mesmo quando os impulsionadores solares são usados, ainda custam dinheiro para construir e manter em primeiro lugar.
Se tivéssemos optado pelo modelo FTTP, este é baseado em fibra óptica para as instalações, e não tem o mesmo nível de custos de manutenção contínua que o cobre.
Para tornar uma rede baseada em fibra mais rápida, eles usam a mesma fibra, mas instalam melhores equipamentos de transmissão e recepção em cada extremidade, de modo que os custos contínuos são muito mais baixos, já que menos escavação está envolvida. Eles também deixam o sinal correr de ponta a ponta sem tanta perda como o cobre, e sendo vidro, não são afetados pelas condições ambientais.
O objetivo de ter uma NBN era revisar a rede, e erradicar estes tipos de gargalos tecnológicos, e ao fazer isso teria sido preciso muita escavação inicialmente, teria sido a solução mais inteligente a longo prazo.
A utilização da Internet na Austrália disparou no momento em que Netflix et al se tornaram disponíveis, e que surpresa, temos buffering / gagueira / problemas de qualidade, em áreas que utilizam tecnologias mistas, devido à fraca infra-estrutura de Internet na Austrália.
Netflix realmente conseguiu lidar melhor com esta situação das outras grandes empresas que fornecem um serviço similar, e como a Netflix não vai embora tão cedo, e com o advento dos monitores e TVs 4K, 5K e 8K, a largura de banda da internet vai se tornar um problema num futuro próximo, quando as pessoas atualizarem para estes serviços de produtos.
Agora muitos especialistas sugeriram voltar ao plano original, mas embora seja uma opção, acabará sendo muito mais cara do que se tivessem ido com ele em primeiro lugar.
Eu pessoalmente acho que a melhor opção seria consultar um conselho de especialistas da indústria dos grandes 4 ISPs (Telstra, Optus, TPG, iinet), sobre como proceder, pois precisamos de uma opinião de várias empresas além da Telstra, que claramente não defende as necessidades de seus clientes em seus melhores interesses.
Este nível de planeamento de infra-estruturas nunca deveria ter sido transformado numa manobra política, e esta é a principal razão pela qual a implementação demorou significativamente mais tempo do que o inicialmente planeado.
Artigos semelhantes
- Se o 'Google' desligar o seu motor de busca na Austrália, o YouTube também será desligado para a Austrália?
- O que é um bom RPG que você pode jogar no PC no qual você pode progredir gradualmente?
- Porque é que a bateria do meu telemóvel está a esgotar tão depressa e a carregar lentamente?
- Porque é que o meu Samsung 12.2 tab pro diz que está a carregar com o ícone do parafuso activo mas a carga da bateria diminui lentamente?