Casa > A > A Cor Preta Tem Um Comprimento De Onda?

A cor preta tem um comprimento de onda?

A cor preta não tem comprimento de onda.

A maioria das cores não tem comprimento de onda.

Mas alguns comprimentos de onda têm cor.

Aí está como funciona. A cor é a coisa que acontece dentro da sua cabeça quando seus olhos enviam certos sinais ao seu cérebro. Esses sinais vêm de três tipos de receptores que você tem, com sensibilidade principalmente ao vermelho, principalmente ao verde, e principalmente ao azul. Mais ou menos, eles variam um pouco de pessoa para pessoa e o vermelho e o verde estão mais próximos do que você imagina, mas não importa... você obtém três saídas, pense nisso como três números, do seu olho para qualquer luz que chegue até ele.

Um só comprimento de onda irá disparar, em geral, cada um desses receptores até certo ponto. Aqui estão, por exemplo, algumas curvas típicas destacando a resposta de cada uma quando a luz de um comprimento de onda, 480nm, é recebida. Essa é uma bela cor azul céu e dá cerca de 1 parte de vermelho a 2 partes de verde a 3 partes de azul. Normalmente ajustamos estes números para um total de 1: (0,167, 0,333, 0,500) embora, obviamente, você poderia ter uma sombra muito escura com pouca luz (0,010, 0,020, 0,030) ou uma luz muito brilhante, digamos (0,333, 0,666, 1,00)... eles seriam a mesma sombra, mas cores diferentes (porque são conjuntos diferentes de números).

main-qimg-62ba76f9e2b03a3bf67f1694a5e4ee9a.webp

Estes três números são todos para colorir, fisiologicamente (OK, há algumas coisas de processamento acontecendo que estou ignorando!) e você pode obter os mesmos três números a partir de muitas misturas diferentes de comprimentos de onda. Eu poderia ter, digamos um pouco de algo como 425 para obter muita resposta azul, misturado com alguma luz de cerca de 500nm para obter mais verde e um pouco de vermelho e se eu fosse esperto sobre quantidades eu poderia obter a mesma ração 1:2:3 e meus olhos veriam exatamente a mesma cor, mesmo que nenhum dos comprimentos de onda de luz sejam 480.

Todas as cores (se você escalá-las para o total 1) podem ser mostradas usando apenas dois números (o outro é o que leva para o total 1, certo?). A representação gráfica dá uma forma que você pode ter visto, neste caso o "CIExy color model" que representa todas as cores vistas pelo olho. Tudo ao longo da borda, rotulado no diagrama, é a saída de um único comprimento de onda, correspondendo às leituras vermelha e verde (você pode ver que o meu olho estava um pouco fora de 480, mas não muito mal). Tudo dentro da forma é uma cor que só pode ser feita por uma mistura de comprimentos de onda:

main-qimg-a2deb0f38be0239ab633775fa6a670c4.webp

Então as cores não estão realmente em correspondência com os comprimentos de onda, e muitas cores não têm nenhum comprimento de onda que corresponda a elas... rosa, por exemplo. Há um belo vídeo Minutephysics nele:

Mas e o preto?, diz você, já que você fez essa pergunta em primeiro lugar! Não está nada nessa forma!

Bem, é por isso que as pessoas vão dizer que preto não é uma cor (tenho quase a certeza que alguém vai dizer isso). Ignora-os, é algo que os teus olhos podem dizer ao teu cérebro, por isso podes chamar-lhe uma cor se quiseres. Mas não está no diagrama porque, claro, é a cor que corresponde ao sinal (0,0,0), que é o que você vê quando nenhum sinal é enviado porque, você sabe, é preto.

Perfeitamente boa cor para as pessoas da moda e um grande pano de fundo para as estrelas! Mas não uma das pequenas cores que são feitas por um comprimento de onda.

ps Se você estiver interessado, eu dou algum outro detalhe sobre cor em outra resposta: Philip Freeman'a resposta de Philip Freeman'não podemos'não pensamos numa nova cor? Será realmente impossível pensar em alguma cor que não'não existe neste momento? Será o espectro de luz a única fonte possível para novas cores, ou poderá haver algo mais?

De Franzoni Reas

Como ativar um duplicado de tela em um navegador de exames seguro :: Porque é que o meu web browser continua a refrescar-se sozinho?