Onde posso encontrar anúncios pessoais como o Craigslist?
Quando o público não policia ou não pode policiar a si mesmo, o governo federal intervém. Quando isso acontece, as liberdades individuais são restringidas.A Craigslist não quer ser responsabilizada criminalmente por publicar conteúdo que possa ser interpretado como promovendo o tráfico sexual. Isto é completamente compreensível. Mas o problema é que o projeto de lei aprovado pelo Congresso - Stop Enabling Sex Traffickers Act[1] - apenas elimina "proteções de responsabilidade federal para sites que ajudam, apóiam ou facilitam uma violação das leis federais de tráfico sexual"[2]. Aqueles que geraram o conteúdo não são alvo deste projeto de lei.
Na minha opinião, o problema é que nem todos os sites têm os recursos legais de empresas gigantes de mídia social como Facebook ou Twitter para policiar conteúdo gerado por usuários. Assim, eles podem decidir excluir conteúdo questionável carregado por seus usuários para evitar possíveis ações judiciais.
Craigslist disse que, "Nós podemos'não correr esse risco sem comprometer todos os nossos outros serviços"[3] Eu pergunto: Onde há conhecimento de riscos que os próprios usuários correm ao postar voluntariamente imagens de si mesmos sexualmente explícitas online? Dado o número esmagador de incidentes de exploração de imagens pessoais postadas em redes sociais, não pode haver nenhum argumento de que não se esteja ciente de que tal material poderia ser usado para fins ilegais.
Sinto que o remédio aqui é duplo: O Congresso deve reforçar as leis existentes para punir os traficantes sexuais. Mas penso que também cabe ao público estar mais consciente das consequências das suas acções online, em vez de esperar que o governo federal os proteja da sua ignorância.
Os pais desempenham um papel enorme na educação dos seus filhos para as realidades do mundo à sua volta, em vez de os protegerem das suas atrocidades. A internet não é um veículo apenas para as aspirações altruístas das pessoas de pensamento correto. Ela é muito aberta sinaliza predadores, canalhas, vigaristas e mentirosos para entrar a bordo e tirar proveito da ingenuidade de jovens e velhos.
Embora deva haver uma emenda a este projeto de lei que ajude a proteger as empresas de mídia social da indiferença, os próprios usuários devem assumir alguma responsabilidade por suas ações. Para isso, acho que as razões da Craigslist para fechar a sua secção de Pessoais é uma boa jogada comercial e legal.
Eu sugiro que aqueles que desejam permanecer livres para publicar material sexualmente explícito e solicitar congressos sexuais online precisam estar muito mais conscientes do enorme negócio do tráfico sexual e da ruína que ele traz para as mulheres e crianças. Qualquer site futuro dedicado a colunas pessoais para pessoas com os mesmos interesses precisa considerar a segurança de tais encontros e assegurar que os envolvidos sejam maiores de idade e não coagidos a se envolverem neste comportamento.
Se as suas tendências sexuais cruzarem as linhas legais, você está colocando outros em risco - e isso deve torná-lo tão criminalmente culpável quanto os traficantes sexuais.
[1] S.1693 - 115º Congresso (2017-2018): Stop Enabling Sex Traffickers Act of 2017
[2] Os defensores da tecnologia querem parar um novo Stop Enabling Sex Traffickers Act. Aqui's porquê.
[3] craigslist | about | FOSTA