Casa > C > Como É Que As Bolas De Canhão Matavam Realmente As Pessoas?

Como é que as bolas de canhão matavam realmente as pessoas?

Como é que as bolas de canhão matam as pessoas? Muitas formas... muitas formas horríveis e dolorosas, embora por vezes instantâneas...

Direitas, então, vamos tomar o 18º centenário como uma marca de banco e estabelecer os parâmetros. Vamos assumir que esta é uma batalha travada em terra*, e que o canhão em questão é um Smoothbore de 9 libras. Isso é pequeno (ish) comparado com alguns dos grandes rapazes do dia, mas aparafusar no caminho de um se estiver a apontar a sua direcção geral.

Tiro sólido

Tiro sólido/ tiro redondo foi provavelmente o disparo mais comum de um canhão entre 1350-1840. Tinha um alcance máximo de 1500-1600 metros, com um alcance efectivo de cerca de 725-825 metros. Era fácil e barato de produzir em massa, o que significava que podia ser dado em quantidade aos seus rapazes de artilharia que não teriam de ser demasiado preciosos sobre onde atiravam as coisas. É claro que este alcance poderia ainda ser aumentado em algumas centenas de metros, "escumando" a bola ao longo do chão em frente ao inimigo que avançava e fazendo-a saltar para dentro deles. Isto dar-lhe-ia um alcance mais eficaz, mas também significaria que você atingiria as fileiras inimigas num ângulo mais raso para uma melhor penetração. Este sólido pedaço de metal poderia facilmente arar 10 ou mais homens, para não mencionar os danos causados pelo impacto por lascas voadoras de pedra, osso e metal. Cada ricochete ou raspagem do tiro significaria potencialmente mais homens mortos e, portanto, menos vindos para tentar matar os seus homens. Mesmo a explosão de ar causada pela bola que passa pela sua cabeça pode causar sérios danos. Portanto, sim, barato, fácil de produzir, sem tecnicidades escondidas e letal a médio alcance. Muitas razões para usá-los!

No entanto, havia muitas outras opções. Algumas das quais realmente batiam.

Canister

Canister era essencialmente uma lata cheia de bolas de mosquete. A lata se desfazia na saída do açaime e espalhava sua carga em um grande leque, muito parecido com uma grande explosão de caçadeira. A lata tinha um alcance efectivo de cerca de 410 metros. Embora fosse uma óptima opção para fazer buracos na infantaria em avanço, os 800 metros extra de tiro sólido valiam bem o esforço! Tinha todas as hipóteses de enviar soldados para o inferno e isso é mais uns minutos a avançar para o fogo constante. Cada disparo de canhão poderia ser o seu fim. Você sabe disso. A cada passo que se aproxima, você está totalmente ciente de que é mais provável que eles ataquem em casa. É por isso que tantos ataques se partiram antes mesmo de conheceres a infantaria inimiga. Ver o companheiro com quem você se alistou a ser desfeito em pedaços tende a deixá-lo menos entusiasmado com os dias de trabalho à sua frente.

Grapeshot

É injusto falar de lata sem falar do seu irmão maior, uva. Efetivamente a mesma coisa, mas dispararia um grupo menor de projécteis maiores. Tinha um uso definitivo na guerra terrestre, mas era mais adequado para os compromissos do umbigo. Teria um alcance eficaz maior do que um recipiente (sendo um peso de metal mais pesado), mas isto era insignificante em comparação com as necessidades do dia e os benefícios do recipiente ou do tiro redondo. O inimigo não teria tendência a ficar no meio do caminho para fazer brilhar a uva. Também precisava de ser produzido especialmente. A lata podia ser arrancada das bolas de infantaria se necessário.

Casco explosivo

Casco era outra boa opção para causar confusão entre os maus da fita. Tipicamente disparado a partir de um morteiro ou howitzer, deu-lhe a capacidade de disparar num ângulo muito mais oblíquo - atirando os seus tiros sobre o campo de batalha em vez de nas linhas rectas do seu canhão tradicional. Isto significa que os projécteis explodiriam dentro das formações inimigas (ou mesmo acima delas se os fusíveis fossem bem cortados! Matando muitos mais homens com os fragmentos do invólucro e a explosão do projéctil). Claro que o tiro sólido ainda era uma opção com estas peças de artilharia de mais nicho (como era a lata), mas menos eficaz. Estas armas também te deram a capacidade de arqueares as tuas carapaças sobre as paredes da fortaleza inimiga ou em trincheiras para chegares aos que se escondem atrás de uma cobertura. Um howitzer de 5,5 polegadas e meia tinha um alcance de 600-700 metros eficaz. Talvez 1500 metros de alcance máximo?

Finalmente temos o meu favorito pessoal...

Tiro de estilhaços/ tiro de caçadeira

O filho da mãe da concha e da lata, esta cabra foi desenhada pelo oficial britânico Henry Shrapnel (acho que ele era um tenente-coronel?). Isto foi feito para detonar sobre formações inimigas e atirar pedaços de metal e detritos de alta velocidade para as fileiras inimigas. Ao contrário dos projéteis explosivos onde a carga de pó era o factor de morte, os estilhaços estavam todos na bola de mosquete e no recheio de sucata que se esvaziaria num cone letal acima das cabeças do inimigo. Não é bonito. Melhor atirado de morteiros ou howitzers, acho que terá um perfil de alcance semelhante ao da concha explosiva acima.

*Agora estabelecemos que existem algumas opções viáveis para fazer carne picada da bela e bonita formação de infantaria em terra firme, vamos pagar o serviço labial para as razões do umbigo por que o tiro sólido é rei... longo e curto é qualquer coisa que tem a capacidade de ir boom se torna tão perigoso para você quanto para o inimigo.

Sim, um projéctil explosivo ou um tiro incendiário faria danos maciços a uma nave, mas se o seu carregador fosse atingido pelo inimigo primeiro? Acabou o jogo, amigo. Kaboom! Um tiro sólido foi o suficiente para rasgar o convés, o cordame, as velas e... bem, marinheiros. Na verdade, o mantra do Almirante o Lorde Nelson era para fechar com o inimigo, dar um tiro de pistola e esmagá-los em estilhaços e confiar na superior artilharia britânica.

Os estilhaços causados pelo impacto de uma bala também eram terrivelmente letais em espaços confinados. Ninguém quer pedaços de madeira com os pés a encher um espaço apertado abaixo do convés. Mesmo se a bola falhou o homem, ela ainda tinha a capacidade de fazer algo como uma casa de carvão ao atirar fragmentos de madeira indiscriminadamente ao redor da vizinhança. O prognóstico para isso seria uma versão potencialmente muito pior dos fragmentos e detritos lançados por tiro sólido em terra, embora semelhante no método e resultado As naves de madeira eram propensas a fragilidade explosiva.

Grapeshot também era popular para os compromissos do umbigo. O recipiente (ver acima) era obviamente eficaz contra alvos macios (pessoas), mas a uva disparava bolas comparativamente maiores em seu recipiente. Isto significava que eles tinham a capacidade de causar estragos com o armamento de um navio, velas, carros de armas, etc., bem como tirar a cabeça da sua mão de convés insuspeitável. As bolas de mosquete encontradas dentro do seu recipiente teriam dificuldades com este tipo de dano estrutural, embora ainda transformassem um humano em névoa vermelha.

Como você pode ver, havia muitas coisas que podem ser mortalmente atiradas de um canhão. Cada um pode matar de uma maneira sutilmente diferente. Dizendo isso, morto está morto... certo?

De Pliske Goodpastor

Quais são os benefícios de uma RAM de 12 GB sobre uma RAM de 8 GB? :: What games can I run on a 4GB RAM Intel Core 2 Duo PC with the Nvidia GeForce?