O novo chip A14 é melhor do que o A12Z no 2020 iPad Pro?
Parece ser esse o caso na maioria dos cenários. Embora não tenhamos muito em que nos basear, além das promessas de uma empresa rica que procura ficar mais rica, sabemos algumas coisas.
- Apple disse que este era o chip mais poderoso que já tinham criado. O que significa que este é provavelmente mais poderoso que o A12Z, porque a Apple fez ambos. A Apple disse que o A14 é capaz de ~12 trilhões de operações por segundo, comparado com os 5 trilhões do A12X (mais uma vez, o quanto disto é preciso ainda está para ser visto). Estou duvidoso que o A14 irá fornecer gráficos a nível de consola, no entanto a Apple promete isto.)
- Este chip usa um processo de 5nm, o que significa que é muito mais eficiente em termos de potência. O A12Z foi construído em arquitetura similar ao A12, que era tecnologia de 7nm de primeira geração. Isto só prova que qualquer coisa que se possa fazer facilmente no A12 seria mais eficiente e mais rápido no A14, o que significa que o A12Z provavelmente sofre deste mesmo facto.
- O A14 é mais recente. A Apple tem o benefício de 2 anos de experiência (o A12Z é literalmente apenas o A12X, um chip de dois anos de idade, com um núcleo de GPU extra) e melhores capacidades de fabrico.
>p>Obviamente, você ainda precisa de resolver que o A12Z tem muito mais núcleos de GPU, mas isso não acrescentou muito. GPUs móveis não são tão poderosas, e a Apple centraliza a maioria de seu foco em suas CPUs. Estes são os meus pensamentos sobre isto. Eu posso estar errado, precisamos esperar e ver se os benchmarks não-Apple aparecem.