Vale a pena levar o CFA?
CFA Charterholder aqui...
Então, vale a pena para quê? Se você já está trabalhando em finanças e mais especificamente para um gerente de ativos em uma função de front-office em uma posição Jr., então sim. Obter a certificação lhe dará a atenção que você precisa para subir os primeiros passos na escada corporativa. Você pode até tentar garantir um emprego em outro lugar e encurralar seu empregador real para lhe dar um aumento.
Se sua situação é mais um back-office ou não relacionado, então você vai achar muito difícil colher os benefícios da carta. Sim, eu admito que você vai ganhar alguns conhecimentos de trabalho em finanças. Para ser honesto, eu entrevistei vários candidatos para posições de Equity Research que já conseguiram a L2 ou L3 e que são apenas impróprios para o trabalho, para dizer o mínimo. Mas, mesmo que você faça uma transição para o front-office, você será olhado de cima para baixo.... a menos que você seja bastante talentoso e carismático. Melhor não manchar seu currículo com aquela merda de BO em primeiro lugar.
No aspecto de rede, você é convidado para coquetéis (e é melhor você ir se você espera recuperar algumas das pesadas taxas estúpidas que eles cobram a cada ano) Mas a maioria desses caras se comportam como uma espécie de culto a nerds, e pagam um monte de labirintos para as três letras que eles têm depois de seus nomes. Para mim, é um pouco patético, mas depois há o burburinho. Basta lembrar que no final ser um Charterholder é apenas uma questão de passar em 3 exames, e você tem inúmeras chances para que o Instituto CFA possa pagar pela publicidade e provavelmente pelas minhas bebidas duas vezes por ano.
Também, eles vão fazer você assinar a propaganda ética deles. Eu pessoalmente acho isso sufocante em termos do que você pode fazer como uma pessoa física com seu próprio dinheiro. Não é como se meus negócios pessoais fossem perturbar o valor líquido do Sr. Cliente, mas é sempre reconfortante (para as pessoas no topo) que você transmita um exagerado senso de servidão para aqueles que pagam seus honorários.
Então por que eu passei nos exames de uma instituição tão supervalorizada? Gostei do desafio (foi-me dito que era a certificação mais desafiadora em finanças), meu empregador pagou pelos exames e materiais de estudo e também me permitiu tirar qualquer tempo de folga necessário. Finalmente e o mais importante, as empresas ADORAM a publicidade da Certificação CFA pelos nomes dos seus funcionários. Eles até pagam a porra da taxa anual para que eu possa usar a marca CFA depois do meu nome.
Depende meu, basta ter em mente que ser um Charterholder não é uma panacéia. Charterholders não são gênios ou pessoas especiais por qualquer meio, eles são apenas homens comuns que tiveram os recursos necessários (tempo, dinheiro e motivação) para passar em 3 exames.
P>Só Paulo... chupa-me a pila.
Artigos semelhantes
- Vale a pena ganhar um ponto e filmar a câmara para viajar, ou devo apenas levar a minha DSLR?
- O Disney Vacation Club vale a pena? Vale a pena comprar?
- Como levar o meu telefone para o acampamento
- O Serviço Postal dos EUA vai levar o meu correio de saída se eu morar num prédio de apartamentos onde as caixas de correio não têm bandeira?