Se o Yellowstone Supervolcano entrar em erupção, qual será o raio de destruição?
O alcance da destruição depende muito da força real da erupção, da localização da erupção e dos ventos predominantes no dia da erupção.Não é garantido que a erupção seja catastrófica. Pode ser menos do que tem sido no passado, e, há que assumir, também pode ser invulgarmente poderosa. Os restos de erupções passadas mostram que a lava se espalhou por muitos, muitos quilômetros. Se a caldeira entrar em erupção com uma explosão, pode haver uma grande nuvem de gás extremamente quente e escombros sendo empurrados para o céu, finalmente caindo de seu próprio peso, enterrando tudo por dezenas de quilômetros, talvez centenas de quilômetros. Seria de esperar que deixasse destroços em grande parte do centro dos Estados Unidos. As cinzas e os destroços cairiam até ao Atlântico, a leste. Dependendo da gravidade da erupção e da direção do vento, a costa oeste poderia ser poupada. Se esta for uma erupção poderosa, podemos assumir que a nuvem de cinzas irá dar a volta ao mundo. Parte dela irá saltar o equador e escurecer os céus do Sul também.
Os limites reais da destruição total não são certos, mas seria de esperar que dentro de cerca de cem milhas, nada sobreviveria. Não seria uma surpresa se a área de letalidade se estendesse muito mais, particularmente para o Leste, uma vez que é provável que seja essa a direção dos ventos predominantes. As cinzas cobririam tudo por várias centenas de quilómetros mais longe. Esqueça a sua agricultura; tudo isso desapareceu. Os animais todos mortos.
Os Estados Unidos, como qualquer tipo de entidade governamental, deixariam praticamente de existir. Estaríamos à mercê de outros se algum viesse para nos ajudar. Nossos recursos estariam completamente sobrecarregados.
P>Eu acho justo dizer que a devastação seria tal que nenhuma tentativa de predição seria igual ao escopo da tragédia.
Se a erupção fosse menor, nesse caso, é difícil imaginar o que aconteceria, como aconteceria, e o escopo do desastre, se houvesse. Não há garantias de que a erupção seria do tipo violenta generalizada, mas essa parece ser a maneira de apostar. Acontece há tantos milhares de milhões de anos, e estamos prestes a chegar a um nos próximos milhões de anos, mas, a partir de hoje, parece que a erupção não se aproxima agora. Prepare-se, porém, para ser surpreendido.