Casa > P > Porque É Que A Qualidade De Streaming Do Hotstar É Fraca Em Comparação Com O Netflix?

Porque é que a qualidade de streaming do Hotstar é fraca em comparação com o Netflix?

Não estou inscrito no Hotstar. Portanto, não posso dizer se a qualidade é inferior à do Netflix (sou assinante do Netflix). Então eu vou pegar sua palavra.

Basicamente, ela se resume a bit-rate e compressão de dados. A próxima parte é um pouco técnica, mas vou tentar explicar o mais fino possível em termos leigos.

Você deve estar usando música digital. Quase todos conhecem o formato de música mais comum - MP3. MP3 é um codec de áudio. Da mesma forma, para vídeo (vídeo HD), o codec mais comum é o H.264 e o arquivo é o MP4. Existem outros também como MKV, AVI, MOV, etc. O suficiente para compreender o vídeo é digitalizado por um codec. Um codec usa a taxa de bits para codificar. O tamanho final do vídeo é determinado pela taxa de bits.

O epítome da qualidade de vídeo Full HD é o Blu-Ray (BD). O tamanho do filme BD (normalmente 2 horas) é de 32~40 GB e a taxa de bits usada para codificar é de 32 a 40 Mbps. Se você baixou de Torrents (ilegais), você pode ter visto que o tamanho do arquivo é normalmente de 2 GB por filme. Como é que isso é possível? É uma série de inovações e de truques + métodos ilegais. A resolução FHD é de 1920 x 1080 pixels. Este é o tamanho do quadro. Os vídeos torrenciais têm 1920 x 820 no tamanho e a taxa de bits é de ~1800 kbps. O áudio também é reduzido de 7.1 sem compressão (DTS HD-MA) para 2 canais stereo.

OTTs não vão a esses comprimentos, mas também reduzem a amostra. A taxa de bits do Netflix FHD é algo como 5800 kbps. Então você vê aqui? O Netflix já reduziu a amostra em cerca de 6 vezes. Esta é a compressão de que falamos. Isto permite-lhes empacotar e enviar os dados pela internet. Se a Netflix não o fez, não só vai exigir uma enorme largura de banda, como o consumidor também vai exigir um mínimo de 100 Mbps de velocidade de internet. Mesmo assim, pode gaguejar e gaguejar. Você certamente terá que pagar pelo menos três vezes pelo Netflix e ninguém poderá pagar.

A pergunta é - É necessário 40 Mbps de Blu-Ray? É minha crença que 40% assistem ao Netflix em pequenas telas como celulares, iPads e PCs. 40% vêem-no em TVs até 50″. Com estes tamanhos, a menor taxa de bits não importa. O codec de vídeo H.264 consegue esconder os artefatos associados à menor taxa de bits e compressão. Mas ele pode escondê-lo apenas tanto. Apenas quando o tamanho da TV ultrapassa 65″+, os problemas de taxa de bits mais baixa começam a aparecer.

Provedores de TV indianos (DTH e cabo) não publicam as taxas de bits utilizadas. Mas eu posso dizer com segurança que eles usam menos de 5000 Mbps. Como posso dizer isso? Isto pode ser visto com os canais Sports. Quando a câmera pans, eu posso observar e experimentar os frames que faltam. O futebol atravessa em movimento recortado, a condução da bola de críquete até ao limite não é suave, etc. Para sabonetes e dramas, isto não vai importar muito e não vamos sentir a falta de fotogramas. Não para uma acção rápida. Mesmo quando vejo filmes rápidos, posso sentir isto. Posso concluir que o TataSky transmite a algo próximo a 4800 Mbps.

Então e o Hotstar? A largura de banda custa dinheiro. Para transmitir, qualquer plataforma OTT tem de alojar o conteúdo nos seus servidores. Estes servidores são acessados por milhares de usuários ao mesmo tempo. Todos estes são conteúdos "descarregados" destes servidores. Isso significa que é necessário largura de banda. Não é apenas um servidor - é uma fazenda de servidores. É caro para hospedar. Mas o consumidor não quer gastar/pagar muito. Então, qual é a resposta? Baixar a taxa de bits enquanto codifica o conteúdo. Isto reduz o tamanho do filme de 30~40 GB (Blu-Ray) para algo como 2-4 GB (OTT). Se o que você diz é verdade, então o Hotstar pode estar fazendo isso.

Mas também dependerá da sua velocidade de internet. Quando a velocidade da internet é baixa, tanto no final do servidor como no seu fim, todos os OTTs caem de FHD/1080p para HD/720p para SD/480p e depois ainda mais baixos. A ideia é deixar o utilizador continuar a obter o conteúdo em vez de gaguejar e gaguejar, buffering, etc.

p/s. Eu falei sobre o FHD Blu-Ray. As demandas por 4K são muito maiores.

De Alenson Schermick

Porque é que as pessoas têm um ódio profundo por Cocomelon? :: Quais são alguns problemas com o YouTube?