Não ter USB Type-C num PC é um grande problema?
Não certamente não é um grande negócio, o USB-C foi adoptado muito lentamente e pode comprar um adaptador para qualquer cabo C que possa ter.
No entanto, se planeia manter este PC por mais de 5 anos, como se estivesse apenas a comprar um novo agora, sugiro que compre um com um USB-C já que talvez seja adoptado mais, uma vez que é muito melhor do que o antigo USB. Caso contrário, você pode simplesmente comprar um adaptador, caso precise dele no futuro. Eles custam alguns dólares.
Se fosse um grande negócio eles não estariam mais vendendo computadores sem ele.
Se você estiver interessado em uma resposta mais técnica, que é um pouco complexa:
O tipo de plug é apenas uma coisa, o padrão USB (3.0, 3.1 etc.) é o que importa e também a capacidade de carregar energia.
A capacidade de carregar corrente (miliamperes) depende de cada elo da corrente, que é a porta USB que fornece a corrente, o cabo, e também qualquer tipo de adaptador ou hub que você possa ter na corrente.
A quantidade de corrente é importante para dispositivos como discos rígidos externos (!) e também se você quiser carregar tablets ou telefones a partir de uma porta USB no seu computador. Estas coisas requerem muita corrente, enquanto coisas como ratos sem fio requerem pouco que todas as portas possam fornecer.
Quando se trata de tecnologia USB, a qualidade de cada elemento da cadeia USB varia muito. Qualquer um dos elementos pode ser o elo mais fraco. Você pode ter uma porta USB de alta potência, mas se seu adaptador/cubo ou cabo estiver fraco, mesmo que pareça bom, será o gargalo da corrente.
A única maneira de verificar qual elemento é o gargalo da corrente é medir a corrente. Você pode comprar um pequeno dispositivo para isso por cerca de 10 dólares. Se você não o medir, você simplesmente não saberá se há um gargalo na cadeia (a menos que seu telefone ou tablet, por exemplo, seja inteligente o suficiente para lhe dizer). Mesmo um adaptador ou cabo que pareça bonito e robusto pode ser absolutamente uma porcaria em comparação com outros. Tente medir e você verá.
Então para voltar à sua pergunta, o tipo de plug não é o que realmente importa, mas se uma placa-mãe tem uma porta C ao invés do tipo antigo, essa porta C poderia fornecer mais corrente ou ser um padrão USB mais alto fornecendo maior largura de banda. No entanto, se você realmente não precisa de discos rígidos HDD externos ou carregar a partir de portas (ou qualquer outro dispositivo USB que requer muita energia), então é improvável que isso seja importante para você, e se for importante para você, então você deve verificar cada elo da cadeia com um dispositivo para medir a corrente de qualquer maneira.
DO certifique-se de que você não compra mais nada USB 2.0, incrivelmente eles ainda vendem essa tecnologia ridiculamente obsoleta. 2.0 é bom para ratos e teclados e outras pequenas coisas, senão é chamado de desperdício eletrônico agora.