Porque é que a Sony vende sensores de imagem aos seus concorrentes?
A grande razão pela qual a Intel se tornou a Intel de hoje foi um mercado gigantesco. Eles estavam a vender milhões de CPUs quando todos os outros faziam milhares; eles estavam a vender 100 milhões quando todos os outros (em competição directa) estavam a vender milhões. Mesmo as principais empresas de PCs estavam vendendo apenas na ordem de 10 milhões de PCs cada. A Intel estava feliz em vender a parte mais cara de quase todos os PCs.E acabou por ser muito caro fazer uma CPU rápida de desktop, estação de trabalho, ou servidor. Então a Intel não foi simplesmente capaz de superar outros fabricantes de CPU de computadores pessoais, eles foram capazes de manter o ritmo de desenvolvimento o suficiente para colocar a maioria dos processadores CISC e RISC fora do negócio. Aqueles que sobreviveram tinham um nicho particular e um bom suporte corporativo no topo da pirâmide (Power), executaram o mesmo código (AMD, VIA), ou atingiram um mercado completamente diferente (ARM, MIPS).
O mesmo ciclo aconteceu no mercado de GPU, deixando a nVidia como a única empresa que fazia principalmente GPUs... até mesmo a rival ATi Technologies sobreviveu apenas pela fusão com a AMD. Algumas outras sobreviveram fazendo GPUs embutidas para smartphones, etc .
Então a Sony inicialmente desenvolveu tecnologia de sensores para suportar seus negócios de câmeras de vídeo. Mas para serem grandes, eles tinham que se estender para smartphones, câmeras fotográficas, etc. Sony era um dos Quatro Grandes (com JVC, Canon e Panasonic) em câmeras de vídeo, mas eles não tinham presença suficiente em smartphones ou câmeras paradas para poder manter seu negócio de sensores viável apenas através de suas próprias vendas. Basicamente, a decisão foi tomada: ou vendemos chips para outras empresas, ou acabamos comprando chips de outras empresas.
E assim eles venderam para outras empresas. A Sony vende cerca de 50% de todos os sensores de imagem vendidos no planeta Terra... não exatamente a Intel, mas eles estão indo bem. E cerca de 70% dos sensores smartphone. Eles fornecem sensores de câmara à Panasonic, Olympus, Fujifilm, Pentax e Nikon, bem como à Apple, LG, Samsung e à maioria das empresas de smartphones (embora a Samsung tenha subido recentemente a concorrência). A Canon fabrica os seus próprios sensores para DSLRs e câmaras de vídeo profissionais, mas podem até estar a utilizar sensores Sony em algumas das suas câmaras digitais compactas. E a Canon começou também a vender os seus sensores no mercado, embora actuais apenas para uso industrial. É realmente difícil permanecer competitivo apenas nas vendas internas, mesmo que você seja a maior empresa de câmeras do mundo.
Obviamente, só porque eles vendem sensores não significa que eles vendem todos os sensores. Se você olhar para o sensor Sony A7RIV BSI 61.5Mpixel de quadro completo, que ainda não apareceu em nenhuma outra câmera. A Sony vende versões mais antigas do sensor BSI 1″ no RX100, mas não a do modelo mais recente. Eles definitivamente estão caminhando uma linha sobre isso, mas quando eles são os únicos que oferecem uma tecnologia particular (sensores full frame 35mm empilhados/BSI, por exemplo), eles conseguem fazer as regras .
Sony executa sua divisão de sensores como uma empresa independente das câmeras. A Sony Semiconductor Solutions Corporation fabricará um sensor para você, como fizeram para a Nikon. Na verdade, foi a Nikon quem primeiro se aproximou da Sony para construir um grande sensor para competir com os grandes CCDs da Kodak's dos primeiros dias da DSLR.
Como sobre as outras empresas? A Panasonic às vezes faz os seus próprios sensores. Eles costumavam co-proprietar um sensor fabuloso com o fabricante de IC TowerzJazz, mas parecem ter comprado recentemente. E eles os ofereceram a alguns parceiros, mas não é um mercado aberto como o da Sony. A Fujifilm personaliza a matriz de cores/lentes dos sensores Sony - um de seus outros negócios é fazer matrizes de filtros de cores para sensores digitais. Eles também costumavam comprar da Toshiba, mas o funcionamento dos sensores da Toshiba foi comprado pela Sony há alguns anos. A Olympus e a Pentax ainda não fazem os seus próprios sensores. A Nikon já colaborou no design de sensores com outras empresas no passado, mas hoje em dia são sobretudo sensores da Sony. Leica tem trabalhado com algumas empresas menos conhecidas, incluindo CMOSIS e TowerJazz.
E os sensores smartphone são de um monte de outras empresas. A Samsung fabrica alguns dos seus sensores de câmara e alguns sensores de câmara smartphone, mas também usa Sony. Algumas empresas menos conhecidas de chips de imagem concentram-se em smartphones de gama média a baixa, web cams, etc... há uma cauda bastante longa.
E não é que a Sony esteja'não é que a Sony esteja'não utilize o seu negócio de sensores para construir o seu negócio de câmaras. Eles têm tido a vantagem de acesso aos sensores que não vendem aos clientes, mas não é só o sensor. Eles têm sido super agressivos na redução dos preços do corpo da câmera. Hoje, você pode obter um Sony A7II com quadro completo - um modelo mais antigo - por menos de US$1.000 com lente. Antes da Sony, a Nikon e a Canon começarem a fotograma completo com cerca de 2.000 dólares. Eles também se tornaram agressivos em software -- em apenas alguns anos, "olho autofoco" é um requisito em novas câmeras, e as empresas estabelecidas DSLR são frequentemente encontradas por trás disso, IA, fotografia computacional, um monte de coisas no caminho. A Sony anunciou o seu objectivo de ser o maior fabricante de câmaras até 2021, e tem em vários trimestres vendido mais câmaras de fotogramas completos do que a Nikon ou a Canon nos EUA e pelo menos uma vez globalmente. Seu preço e pressão de características forçou a Canon e Nikon a se moverem agressivamente para câmeras sem espelho.
O resultado final é, vender todos esses sensores torna a Sony mais poderosa. Elas têm algum controle sobre a qualidade de imagem da concorrência, e obtêm a parte mais cara da câmera como um componente feito internamente.
Artigos semelhantes
- Os fones de ouvido VR com sensores externos são mais precisos/melhor do que aqueles com sensores internos?
- Porque é que a Apple está tão atrasada tecnologicamente em relação aos seus concorrentes?
- Porque é que os telemóveis Sony Xperia são tão caros mesmo com especificações baixas em comparação com os seus concorrentes?
- Qual é a sua opinião sobre a versão da Mi TV 55'? Acha que é melhor do que alguns dos seus concorrentes estabelecidos como a Sony Bravia?