Se eu usar o Adblock, o YouTube também gera receitas para essa instância?
Esta resposta é baseada num único teste usando o AdBlock no Chrome no meu Mac. Outras configurações podem ter comportamentos diferentes.
Até onde posso dizer, não, não há receita gerada quando um usuário usa o AdBlock enquanto assiste a vídeos no YouTube.
>p>
- >li>Li> Encontrar um vídeo do YouTube que mostre de forma confiável um ad.
- Li>Carregar a página e olhar os pedidos de rede que estão sendo feitos. Você pode usar as ferramentas de desenvolvimento Chrome ou chrome://net-internals/#events para isso.
- Note os pedidos de anúncio que estão sendo enviados para o Google's servers.>li>Enable AdBlock ou AdBlock Plus.
- Repeat 2.
- Note que nenhum pedido de anúncio está sendo enviado.
br>A minha conclusão é que como o pedido de anúncio não é enviado de volta ao Google's ad servers, que não há nenhuma impressão gravada.
Ad serving no Google's Display Network tem quatro partes principais: Google, o criador ou editor do conteúdo, o usuário final e o anunciante.
Neste caso, Google === YouTube, o criador do conteúdo é o usuário que fez o upload do vídeo que o Google está tentando exibir um anúncio contra, o usuário final é o indivíduo que está tentando assistir ao vídeo, e o anunciante é quem's anúncio foi bloqueado.
Quando um anúncio é exibido normalmente, o anunciante paga um custo por clique (ou custo por visualização ou custo por mil impressões). We'chamará estes "eventos faturáveis". Este dinheiro é dividido entre o Google e o criador/publicador do conteúdo. Obviamente, o usuário final não paga dinheiro para clicar em um anúncio.
Quando um anúncio é bloqueado, ele não serve, o que significa que o usuário não pode clicar ou visualizá-lo. Como um pedido de anúncio não é enviado pelo navegador, uma impressão não é gerada. Portanto, nenhum dos eventos faturáveis pode ocorrer e não há dinheiro alimentado no sistema para ser dividido entre o Google e o uploader.
Obviamente isto é ruim para o Google e o uploader do vídeo e presumivelmente é bom para o usuário final. Se isto é bom ou mau para o anunciante dependerá de o anunciante ter descoberto uma estratégia de publicidade ROI-positiva no YouTube.