Casa > Q > Quais São As Diferenças Entre Os 10 Mandamentos No Êxodo E No Deuteronômio?

Quais são as diferenças entre os 10 mandamentos no Êxodo e no Deuteronômio?

Tradicionalmente as pessoas têm acreditado que Moisés escreveu os livros bíblicos do Êxodo e Deuteronômio. Em tempos mais recentes isto tem sido questionado. Eu não considero que esta questão seja crítica para escrever uma resposta à pergunta. Portanto, vou ignorar essa pergunta.

O contexto geral do livro do Êxodo é o de Moisés conduzindo os filhos de Israel para fora do Egito em uma viagem para o que chamaríamos Palestina. Nesta história, os israelitas são retratados, no início de sua viagem, como acampando sob uma montanha chamada Sinai, onde lhes foi ensinado muito sobre o que Deus queria deles em sua vida social, civil e religiosa. Como parte deste ensino, os chamados 10 Mandamentos são registrados em Êxodo 20 1-18.

>p>O contexto do livro de Deuteronômio é bem diferente. Os filhos de Israel estão prestes a chegar ao fim da sua viagem. Eles estavam prestes a atravessar o rio Jordão e entrar nas áreas em que iriam viver. Com algumas exceções, todos aqueles que haviam deixado o Egito haviam morrido em sua jornada. Moisés é velho e está prestes a morrer. Neste ponto, Josué vai se tornar seu líder e guia ao entrar na terra do seu futuro lar. Deuteronômio registra os conselhos que Moisés dá a esse povo antes dessa mudança de liderança e sua jornada final para seu novo lar. Ele revê os ensinamentos dados no início da sua jornada e registrados no Êxodo. Ele lhes fala das bênçãos que virão a eles se cumprirem esses ensinamentos e também das conseqüências de começarem uma adoração de ídolos pagãos. Em Deuteronômio 5: 7-21 Moisés recita os 10 Mandamentos.

O problema, para algumas pessoas, é que há uma pequena diferença nestas duas versões e especificamente o Mandamento do Sábado.

Deut. 5: 2-5 lembra ao povo o incidente registrado em Êxodo 20. Mas, na versão em Deuteronômio (Versículo 5:15), os israelitas são solicitados a lembrar sua servidão no Egito.

Este versículo adicional é interpretado por alguns como sugerindo que o Mandamento do Sábado é fundamentado em uma celebração da libertação dos israelitas de sua escravidão egípcia. Outra construção poderia ser que este versículo é simplesmente um comentário parenético que Moisés acrescentou naquele tempo, dizendo-lhes que ao guardarem o Sábado, eles deveriam se lembrar da liberdade que Deus lhes havia dado anteriormente.

O Mandamento do Sábado dado em Êxodo 20:8-11, lê-se ligeiramente diferente. Aqui o 11º versículo liga o Sábado a Deus como tinha criado a Terra. É nesta base que é ensinado que o Sábado é fundamental em ser um memorial de uma criação de Deus.

Eu não acredito que estes dois são mutuamente exclusivos. Como eu acredito que a versão do Êxodo registra a versão mais antiga, eu pessoalmente dou prioridade a ver o Sábado como um memorial de Deus como Criador. Estou disposto a acrescentar a isso a idéia de que o Sábado também pode ser um lembrete de que Deus libertou a humanidade da escravidão do pecado e lhes deu liberdade.

Em resumo, estas duas versões foram dadas em dois momentos diferentes na vida dos Filhos de Israel. Ambas falavam da sua situação então presente. Ambas podem ser instrutivas para mim no meu tempo.

De Mackintosh Vonallmen

Como começar a usar o Quora :: Prefere a Samsung Galaxy Note 10 em vez do iPhone 11? Porquê?