Qual é a diferença entre uma corrente de 5A a 2V e uma corrente de 2A a 5V? Estou curioso porque eles fornecem a mesma potência.
A potência é a mesma, mas 2 A a 5 V é provavelmente muito mais útil para a maioria dos dispositivos digitais. Por exemplo, um carregador de iPad fornece 2 A (ou um pouco mais) a 5 V.
Uma única bateria LiIon requer até 4.2 ou 4.3 V para carregar completamente. Se a energia de entrada for 5 V, o circuito que controla a carga precisa apenas de um simples transistor de passagem, ou talvez um transistor mais um indutor formando um regulador de buck, para controlar a corrente e a voltagem da carga. Todos os componentes eletrônicos dentro do iPad provavelmente operam a 3,3 V ou menos (CPU e memória em particular), e há muitas partes do regulador de voltagem disponíveis que reduzirão 5 V do carregador ou 3,7 V da bateria para a voltagem de operação dos componentes eletrônicos.
Por outro lado, se a entrada for 2 V a 5 A, o conector de entrada e o cabo de carga têm que ser mais pesados, para suportar 2,5 vezes mais corrente. 2 V é uma tensão demasiado baixa para carregar a bateria ou alimentar qualquer um dos componentes electrónicos de 3,3 V. Portanto, você precisará de um conversor de voltagem DC-DC de tamanho substancial para aumentar os 2 V para o que você precisa para o carregamento da bateria - que provavelmente será maior e mais complexo e menos eficiente do que a eletrônica necessária com uma entrada de 5 V.
Uma pergunta melhor seria "Por que não usar 10 V a 1 A em vez de 5 V 2 A? Isso tem algumas vantagens, pelas mesmas razões que 5 V é na sua maioria melhor que 2 V. No entanto, 5 V estava originalmente disponível para carregar iPods a partir das portas USB nos computadores, e isso significava que um iPod não precisava de um carregador externo desde que estivesse ligado a um computador regularmente. Dispositivos posteriores (iPhones e iPads, e equivalentes de outros fabricantes) precisavam de mais corrente, e vieram com fontes de alimentação de parede incluídas, mas ainda há uma vantagem prática de poder carregar o seu iPhone ou iPad a partir de nada mais do que uma porta USB.
Even os telefones que podem carregar mais rapidamente a partir de tensões mais elevadas (por exemplo, Google Pixel, a partir de USB-C) ainda carregam (mais lentamente) a partir de 5 V, para manter a compatibilidade.
Artigos semelhantes
- Porque é que o PUBG é o jogo mais curioso da loja de jogos?
- Que telefone Android barato devo tentar? (usuário Apple curioso sobre Android)
- Como podemos converter uma corrente alternada trifásica em uma corrente alternada monofásica?
- Como é que um dispositivo móvel calcula exactamente a corrente (não confundir com a corrente de alimentação) e a capacidade máxima da bateria?