O WinRAR está livre?
Não! Não! Não! Não! Não! Não! É "shareware". Significa que é um produto que se experimenta antes de se comprar.Se você "poderia" quebrá-lo para que suas características ainda funcionem após o período de teste. Mas isso seria ilegal. Mas isso não impede muitos de fazer apenas isso.
Pessoalmente eu apenas uso outra coisa com uso similar. Por exemplo, o meu favorito (especialmente no Windows) é o 7Zip. Ele é realmente gratuito, seu compressor é pelo menos tão bom quanto o WinRar, ele pode abrir pelo menos tantos formatos de compressão diferentes (incluindo RAR) quanto o WinRar pode, e sua interface é tão boa quanto a integração total no explorador de arquivos. Sem mencionar que ele é completamente de código aberto e livre para usar e/ou modificar como você desejar para qualquer propósito, sem cair em problemas legais.
Há muitos outros produtos que podem fornecer similares, iguais ou até melhores. Alguns gratuitos, outros shareware, e outros totalmente comerciais.
Você só encontrará programas gratuitos que podem abrir e extrair de arquivos RAR. A licença os proíbe explicitamente da engenharia reversa ou usando o compressor livre de royalties. Portanto, se manter a legalidade, não há como fazer arquivos RAR de graça - tem que haver algum fluxo de receita para pagar os royalties para os proprietários dos RAR. Mesmo que essa receita venha de algo como publicidade, mas não vai ser "grátis".