Porque há tantos jogos numa época da NBA ou MLB?
Para pessoas fora da América do Norte, não há dúvida de que o número de jogos em uma temporada da NBA ou MLB é muito desconcertante - especialmente vindo da Austrália, dominada pela VFL/AFL com sua temporada de 22 jogos, a NSWRFL/NSWRL/NRL/ARL com uma temporada atual de 24 jogos, e a Sheffield Shield com dez ou menos jogos.Existem duas explicações para o porquê da NBA e MLB jogarem tantos jogos, e quando as duas ligas são analisadas separadamente torna-se um problema definitivo de "galinha e ovo".
A primeira explicação - e uma condição necessária mas provavelmente insuficiente para jogar um número tão grande de jogos - é que por uma variedade de razões, nem o basebol nem o basquetebol causam inerentemente tanto desgaste no corpo como os desportos como o gridiron ou o lacrosse ou o futebol (Regras Australianas). A razão para isto é que:
- Basquetebol, com severas restrições ao contacto físico entre jogadores, é capaz de ser jogado em superfícies lisas que reduzem a quantidade de stress friccional colocado sobre um jogador que está a driblar ou a saltar com a bola. Consequentemente, em relação aos jogadores de futebol de gridiron ou (Regras Australianas), os jogadores de basquetebol não sofrem as mesmas lesões por desgaste nos tornozelos, panturrilhas e joelhos que limitam os jogos competitivos nesses outros desportos a um por semana.
- No basebol, há ainda menos contrato físico (apenas em tag outs) e embora os jogadores de fora corram muito, mesmo que saltem apenas incidentalmente para fazer a captura ocasional, enquanto os jogadores de dentro de campo e os apanhadores quase nunca saltam como os jogadores de futebol (Regras Australianas) fazem na maioria dos envolvimentos no jogo. Além disso, a sujeira solta sobre a qual o beisebol é jogado causa menos atrito do que a grama ou superfícies sintéticas sobre as quais o gridiron ou o futebol devem ser jogados para evitar a possibilidade de lesões perigosas na cabeça de uma batida rara no chão devido a um choque ou colisão.
A segunda explicação, baseada em Maubossin (2013), sugere que a Liga Principal de Beisebol joga tantos jogos porque tamanhos de amostra extremamente grandes são necessários para determinar quais equipes são melhores. De acordo com 'True Talent Levels for Sports Leagues', em que Maubosein e Tango et.al (2014) basearam suas pesquisas em habilidade e sorte no beisebol, sessenta e nove jogos da Major League Baseball e trinta e cinco jogos da National Hockey League são necessários para revelar tanta habilidade quanto doze jogos da National Football League. Se a MLB tivesse uma temporada significativamente mais curta, seria muito fácil para as piores equipes superar a melhor via pura sorte (Maubossin, 2013).
Isso porque uma equipe de beisebol só recebe cerca de oitenta bolas em um jogo médio, contra 100 posses por jogo de hóquei no gelo, 150 posses por jogo de gridiron, 200 por jogo de basquete e, com base no meu conhecimento de estatísticas, 300 por jogo de futebol (Regras Australianas). Quase quatro vezes mais oportunidades significa, extrapolando dos "Níveis Verdadeiros de Talentos para Ligas Desportivas", que um jogo de futebol (Regras Australianas) pode dizer a um observador tanto sobre habilidade como catorze ou quinze jogos de beisebol. Em outras palavras, a Liga Australiana de Futebol exigiria apenas uma temporada de doze jogos para possuir o mesmo sentido de quais equipes são melhores do que a MLB obtém através de 162 jogos!
Com o basquetebol, no entanto, 'True Talent Levels for Sports Leagues' diz que:
"14 jogos da NBA dizem até 36 jogos da NHL"
Isso, se correto, demonstraria que a longa temporada da NBA é puramente um reflexo da capacidade de jogar e da demanda pública por um grande número de jogos. Isto pode ser devido a limitações na capacidade da arena (para cerca de 18.000 espectadores) produzidas pelo pequeno tamanho das quadras de basquete em relação às áreas de jogo de beisebol, gridiron, futebol, e especialmente (Regras Australianas) futebol. Os parques de bolas da MLB operam abaixo da capacidade para a maioria dos jogos, mas quase todos os jogos da NBA são vendidos (Szymański, 2006), e a NBA também atrai contratos de televisão mais ricos do que a MLB.
Em resumo, as razões para horários longos na maioria das principais ligas desportivas norte-americanas são complicadas, mas estão relacionadas com a possibilidade física devido ao desgaste limitado dos corpos e à necessidade de determinar o nível relativo de habilidade de um grande número de equipas.
Referências:
ul><Maubossin, Michael (2013); A Equação do Sucesso: Untangling Skill and Luck in Business, Sports and Investing; Harvard Business Review Press; ISBN 1422184234Tango, Tom; Lichtman, Michael e Dolphin, Andrew (2014); The Book: Playing the Percentages in Baseball; CreateSpace Independent Publishing Platform; ISBN 1494260174Szymański, Stefan (2006); 'Tilting the Playing Field: Why a Sports League Planner Would Choose Less, not More, Competitive Balance'; No 620, Working Papers from International Association of Sports EconomistsArtigos semelhantes
- Porque é que a terceira época do Rick & Morty parece tão má e coxa em comparação com a época anterior?
- Que liga faz mais dinheiro: NBA, NFL, MLB ou NHL (falando especificamente sobre a liga, e não sobre os seus jogadores)?
- Qual foi a equipa que mais melhorou até agora nesta época baixa da NBA?
- Quantos jogos há numa época de basquetebol da divisão 1 e é diferente para cada conferência?