Os dispositivos VR, como o Oculus Rift, são prejudiciais para os olhos?
É um problema real, mas não tão mau como as pessoas possam pensar. De muitas perspectivas, os fones de ouvido VR são na verdade mais favoráveis aos olhos do que os smartphones.Os fones de ouvido VR contêm dois pequenos monitores LCD, cada um projetado em um olho, criando um efeito estereoscópico que dá aos usuários a ilusão de profundidade. Estes monitores são posicionados muito perto dos olhos e têm feito com que os especialistas se perguntem sobre possíveis efeitos negativos, especialmente quando usados por longos períodos de tempo. Estas preocupações são reais, porque é provável que a tensão ocular seja sentida sempre que se foca num objecto durante um longo período de tempo, como quando vemos um filme longo ou olhamos para o nosso computador ou smartphone durante todo o dia.
Aparar na tela de um headset VR, ou qualquer dispositivo digital, durante um longo período de tempo pode causar tensão ocular ou fadiga. Você pode sentir esses sintomas comuns porque você tende a piscar menos os olhos enquanto olha para uma tela, o que faz com que a superfície frontal do olho seque e se sinta cansado. Para ajudar a evitar isso, lembre-se da regra 20-20-20: A cada 20 minutos, faça uma pausa rápida de 20 segundos e olhe para algo a 20 pés de distância.
A estimado que 26% de todos os jogadores VR têm menos de 18 anos. O foco ocular, o rastreamento e a percepção de profundidade ainda estão se desenvolvendo até a meia infância. Embora não existam estudos de longo prazo de RV sobre a saúde dos olhos, é importante prestar muita atenção a você e à saúde dos olhos de seus filhos para a miopia potencial (miopia de quase-similitude) e a tensão ocular digital.