Devo ver o Pokemon?
Fui ao Chile para um estudo no estrangeiro em 2016. Ficar em um país estrangeiro por dois meses acendeu um fogo em mim para realmente levar a sério o meu aprendizado de espanhol. Então, quando voltei, decidi tentar começar a ver shows animados em seus dubs espanhóis. Quando se trata de abas de boca, você não pode dizer qual a língua que eles deveriam estar falando, então não é tão jarrante como alguns filmes de artes marciais que adoramos paródia."Pokemon" foi o primeiro show que eu assisti para este treinamento. A Liga Indigo especificamente. (É o que está no Netflix afinal de contas). Agora, faz anos que eu não via esses episódios, não desde que eu era criança quando eles foram ao ar (lembra-se dos desenhos animados nos dias de semana?). Naquela época, eu nem sabia que havia jogos de vídeo, eu pensava que só havia o programa. Mas eu ainda era louco por isso, prova, pelo menos para mim, que há algo no conceito que uma criança pode apreciar sem ter que falir seus pais na mercadoria.
Mas voltando à pergunta que você fez. Vale a pena assistir "Pokemon"?
Eu diria que depende do que você quer fora do programa. Eu também vi alguns dos episódios mais recentes e eles são uma grande diferença em quase todos os sentidos, por isso a qualidade varia ao longo da sua vida.
Estes primeiros episódios foram muito, por falta de um termo melhor, japoneses.
Despite dos melhores esforços dos localizadores...
Não só o espectáculo referenciava constantemente a cultura japonesa, mas na verdade era uma comédia de slapstick, muito mais em linha com a programação infantil do que um anime ao estilo shounen. O humor físico era abundante e é por isso que pessoas sendo eletrocutadas ou incineradas era um tropo, mas também havia um diálogo inteligente entre personagens e momentos de absurdo histérico.
Este clipe diz praticamente tudo o que você precisaria saber sobre o teor desses primeiros episódios. Diabos, o programa faz uma piada sobre os sprites repetidos dos personagens nos jogos. Isso foi por causa das limitações de hardware, mas o programa nos diz que é porque todos os Officer Jennys e Nurse Joys da série são todos primos que parecem e soam exatamente iguais e que todos compartilham o mesmo nome.
Se você está assistindo para uma risada, você está com sorte, ainda é um programa muito engraçado. E os escritores pareciam ter tido um reinado livre para levar episódios em qualquer direção maluca que quisessem.
Existiram momentos de pungência tocante também.
No entanto, ainda é um programa infantil para que os episódios pudessem ser um pouco chatos com enredos simplistas e soluções fáceis (*cough* Pikachu, use Thunderbolt! *cough*)
A maior falha foi provavelmente a verdadeira batalha dos Pokemon. Não é segredo que a animação era de baixo orçamento e combinada com a tendência do programa de jogar rápido e solto com as "regras" para se adequar ao enredo, os devotos provavelmente não estavam satisfeitos com o retrato das batalhas no programa.
Adiante até agora e tudo sobre o programa é o inverso do que costumava ser. A animação é brilhante, dinâmica e fluida, com design de som crocante e mais consistente na forma como os Pokemon usam e respondem aos movimentos. O resultado é que as batalhas são muito mais divertidas de se ver.
Mas tudo o resto se degradou. Toda a personalidade foi deixada de lado. Os personagens principais costumavam ter falhas de humor: Ash era um dunderhead, Brock era um romântico mal sucedido, Misty era um temperamento quente. Como estes três viajavam todos juntos, isso gerou uma dinâmica de grupo convincente e gerou conflitos (a semente da boa narrativa).
Todas estas arestas ásperas foram lixadas. Os personagens principais nunca discutem uns com os outros e nunca estragam tudo devido à falta dos seus traços de personalidade. Eles estão sempre falando sobre amizade e apoio uns aos outros.
E você pode esquecer a bofetada, tudo isso também desapareceu, assim como o humor de qualquer tipo. Todos são tão nojentamente...simpáticos.
Então essa é a minha avaliação do "Pokemon", o programa de TV. Eu não acho que você estaria perdendo nada se decidisse não assistir, exceto pela cunhagem cultural em alguns círculos muito pequenos. Se você o fizer, eu recomendaria as primeiras temporadas e se você não aguentar todos esses episódios, então eu definitivamente recomendaria o Giant Pokemon Island Arc, um mini-arco de vários episódios onde os twerps navegam num cruzeiro mas depois afundam no oceano e eles naufragam numa ilha de Pokemon do tamanho de kaiju, separados dos seus amados animais de estimação.
Eu disse-te que estes escritores foram em algumas direcções malucas.
P.S. Os três primeiros filmes variam em qualidade mas são decentes no geral, sendo o segundo o meu favorito pessoal, um pequeno filme de acção/thriller, e o primeiro sendo o pior. O que deve ser mencionado são as suas partituras musicais que são simplesmente excelentes. Já vi blockbusters de Hollywood que não têm música tão boa como estes filmes de cash-grab baseados num programa de TV de cash-grab baseado numa série de videojogos para crianças.
Artigos semelhantes
- Como vestir o seu Pokemon no Pokemon go? Ou será que só no Pokemon lets go
- O que faz um bom pokemon no Pokémon Go? O que é mais e menos importante num Pokémon?
- Ao desenvolver Pokemon em Pokemon Go, é melhor dar-lhes poder antes ou depois de os desenvolver e quantas vezes devo dar-lhes poder?
- Devo evoluir ou ligar o meu Pokémon primeiro no Pokémon GO?
- Quando devo transferir o Pokémon para o Pokémon GO?