Como configurar uma VPN num cromado
Então o que é "um cromado"?
Se é um navegador Chrome em Windows, MacOS ou Linux, instale um cliente de serviço VPN. As VPNs adicionais do navegador são muito inseguras e limitadas (apenas roteando o tráfego do navegador) para incomodar. Serviços VPN usando OpenVPN são geralmente uma boa opção.
Evite o PPTP, porque ele é totalmente inseguro. Geralmente também se evita IPSec, que às vezes é recomendado para macOS, porque é inseguro, exceto com IKEv2. IPSec com IKEv2 é totalmente autêntico, e usa Diffie-Hellman para configurar chaves de encriptação transitórias. Como o OpenVPN faz. Alguns serviços VPN oferecem isso agora. Mas verifique cuidadosamente que eles não estão apenas confiando em chaves compartilhadas.
Pick serviços VPN que estão no negócio há pelo menos cinco anos. E evite aqueles que foram reportados para vazar informações sobre os usuários para terceiros. Escolha também aqueles que oferecem aplicativos clientes que não vazam, mesmo que a conexão com a Internet seja interrompida. Apenas um pacote que vazou pode atrapalhá-lo. Você também pode configurar seu próprio firewall para evitar vazamentos, mas isso é bastante técnico.
Se for um Chromebook, não use apenas uma extensão Chrome VPN. Eu entendo que a melhor opção é uma aplicação VPN para Android. Muitos serviços VPN oferecem aplicativos Android. Mas verifique primeiro, para ter certeza de que eles funcionam em Chromebooks. Veja o parágrafo anterior para escolher um serviço VPN.
consultei com o IVPN durante vários anos. Principalmente, eu escrevo coisas para eles. Eu não trabalharia para eles, se não os respeitasse. Mas também, faço questão de não ser tendencioso, ao recomendar serviços VPN. Minha pequena lista de serviços VPN compreende aqueles 1) que eu acompanho há pelo menos cinco anos, e 2) que alegadamente não comprometeram seus clientes.
Então, de qualquer forma, eles são: AirVPN, BolehVPN, IVPN, Insorg, Mullvad e PrivateInternetAccess. Não estou dizendo que eles são os únicos bons, no entanto. Mas posso apontar para aqueles que alegadamente violaram a privacidade de um usuário: HideMyAss, EarthVPN, IPVanish, PureVPN e WANSecurity. Notei que o IPVanish foi vendido mais tarde, e agora alega que nunca o faria.