O que aconteceu à Sony Ericsson?
A linha do tempo da Sony e da Ericsson.Agosto 2001
Ericsson, que estava no mercado de telefones celulares há décadas, e era o terceiro maior fabricante de telefones celulares do mundo&apos, estava lutando com enormes perdas. Isto se devia principalmente a este incêndio e à sua incapacidade de produzir telefones mais baratos como a Nokia. Para reduzir as perdas, considerou a terceirização da produção para empresas asiáticas que poderiam produzir os aparelhos por menores custos.
Sony era um jogador marginal no mercado mundial de telefones celulares, com uma participação de menos de 1% em 2000. Em agosto de 2001, as duas empresas haviam finalizado os termos da fusão anunciada em abril. A Ericsson contribuiu com a maioria da empresa Ericsson Mobile Communications, excluindo uma pequena parte que se transformou em Plataformas Móveis Ericsson. A Sony contribuiu com toda a sua divisão de aparelhos. A empresa deveria ter uma força de trabalho inicial de 3.500 funcionários.
Junho de 2008
Em junho de 2008, a Sony Ericsson tinha cerca de 8.200 funcionários, lançou então um programa de corte de custos e, no final de 2009, reduziu sua força de trabalho global em cerca de 5.000 pessoas. Também fechou centros de P&D em Chadwick House, Birchwood (Warrington) no Reino Unido; Miami, Seattle, San Diego e RTP (Raleigh, NC) nos EUA; The Chennai Unit (Tamil Nadu) na Índia; Hässleholm e Kista na Suécia e operações na Holanda. Os centros UIQ em Londres e Budapeste também foram fechados, a UIQ foi uma joint venture com a Motorola que começou a vida nos anos 90
Outubro 2011
Em 27 de Outubro de 2011, a Sony anunciou que iria adquirir a participação da Ericsson&apos na Sony Ericsson por 1,05 mil milhões de euros ($1,47 mil milhões), tornando o negócio de telemóveis numa subsidiária integral da Sony. A conclusão da transação's estava prevista para janeiro de 2012.
Em sua palestra principal na Consumer Electronics Show de 2012, Kaz Hirai da Sony's anunciou que a Sony Ericsson seria conhecida simplesmente como Sony Mobile Communications até a conclusão da transação. Em 26 de janeiro de 2012, a União Européia aprovou a compra.
Em 16 de fevereiro de 2012, a Sony anunciou que concluiu a aquisição total da Sony Ericsson.
Em 7 de janeiro de 2013, a Sony Mobile concluiu a mudança de sua sede de Lund, Suécia, para Tóquio, Japão, a fim de se integrar totalmente com sua matriz.
Artigos semelhantes
- Como redefinir um Sony Ericsson Xperia
- Qual é o aspecto do Sony Ericsson W995?
- Por que a Nokia, Ericsson, Samsung, Ciena e Foxconn estão interessados em estabelecer bases de produção na Índia sob PLI?
- Quem é agora o líder da 5G em tecnologia e quota de mercado, Ericsson ou Huawei? Quem será no futuro? Por quê?