Por que os usuários de iPhone são tão fiéis à marca?
Tenho sido um consumidor fiel à Apple toda a minha vida.P>Bem, mais ou menos. Eu cresci numa casa de PC. Sempre tivemos máquinas Windows da gama bottom-to-mid, a correr o que quer que fosse o último SO. As minhas escolas usavam sempre o Windows. Eles estavam rodando XP Profissional claro até a metade da vida útil do 7 porque ele era tão bom no que fazia.
O meu primeiro telefone era um Android. Eu não tinha escolha - minha família usava Sprint como nossa operadora porque o trabalho do meu pai dava um desconto generoso para os funcionários que usavam Sprint como operadora. Não foi até 2011 que a Sprint começou a suportar o iPhone, começando com o 4S. Nessa altura, eu tinha o meu Android há pouco mais de um ano. Começou muito bem. Foi meu primeiro smartphone, assim como meu primeiro telefone celular, então naturalmente, eu estava animado. Mas rapidamente se tornou mais complicado do que útil.
O grande problema que eu sempre vi com o Android é o hardware. O Android é um sistema operacional que pode rodar em qualquer dispositivo com as especificações de desempenho adequadas. Há dezenas, se não centenas neste momento, de fabricantes que vendem telefones com algum sabor de Android neles. Isto é vantajoso para a quota de mercado, porque permite a competição de hardware. Pessoas que talvez não possam pagar o "modelo halo" ainda podem ter um smartphone Android por um preço relativamente baixo. O meu primeiro telefone foi um Samsung Intercept, um telefone slide de gama baixa que, desde que equipado com o Android, ainda era considerado um smartphone. Era barato, na verdade eu o comprei por $0 com minha operadora em troca de um contrato de 2 anos. Samsung, eu pensei. Uma marca respeitável com produtos respeitáveis.
Eu estava enganado. Tive mais problemas com aquele pedacinho de lixo do que em qualquer um dos meus 5 iPhones desde então combinados. Saindo do último parágrafo, o Android sofre de um hardware irregular. Mesmo que três dispositivos possam estar rodando a mesma compilação/versão do Android, cada um provavelmente terá um desempenho marcadamente diferente devido aos diferentes níveis de qualidade de compilação e materiais. Numa ponta, você tem modelos de orçamento como o meu Intercept. Na outra, você tem telefones de bandeiras como a linha Galaxy S. Todos eles podem ser vendidos como tendo o mesmo sistema operacional, mas as capacidades reais variam drasticamente. É ótimo para pessoas que não precisam de superfones, mas para a maioria dos usuários no meio ou na parte superior da Bell Curve, a menos que você possa pagar os modelos top-tier, o utilitário do Android se perde atrás do hardware lag.
iPhone me pegou aqui. Para algumas pessoas, o iPhone representa um nível de vaidade que elas simplesmente não podem pagar. Eu entendo isso. E não estou colocando minha opinião em um pedestal mais alto devido ao fato de que eu posso. Estou simplesmente explicando porque eu acho que o iPhone é um produto superior, e porque eu tenho sido um comprador repetido do mesmo.
A Apple tem uma vantagem distinta sobre a concorrência na medida em que eles constroem o iPhone. E eles são os únicos que constroem o iPhone. Eles constroem seus telefones especificamente para trabalhar com seu software com o melhor desempenho possível. Ao contrário do Android, a Apple não anunciará ou lançará um recurso que apenas alguns modelos de aparelhos atuais suportarão sem marcá-lo claramente. Este foi o caso pela primeira vez com o iPhone 5C e mais tarde com o iPhone SE, ambos modelos "orçamentários" da linha. Obviamente eles não podem atualizar retroativamente dispositivos antigos, mas com cada nova versão do iOS, e cada conjunto de novos recursos, os telefones que o acompanham suportam lindamente. O ecossistema Apple é muito maduro. Enquanto os iPhones podem não obter as últimas e melhores coisas que alguns Androids fazem imediatamente, eles irão obtê-lo a tempo, e será um produto geralmente aperfeiçoado por essa altura.
Outro é o amplo escopo do ecossistema. Durante os meus últimos anos na escola, utilizámos tanto os iPads da Apple como os computadores de secretária e portáteis Mac. Ambos os computadores portáteis que eu pessoalmente possuo têm sido da variedade Mac. E os produtos Apple funcionam muito bem juntos. Posso colocar um lembrete na cama à noite e, na manhã seguinte, ele estará em cada tela que eu vir antes de sair de casa. Todas as minhas mensagens de texto, chamadas telefônicas, e-mails, tudo está sempre atualizado em todos os aparelhos. Posso começar a ler um artigo no meu telefone, abrir o meu portátil e puxar o artigo para lá com um clique. Posso começar a trabalhar em um documento no meu laptop, e pegá-lo no meu iPad do trabalho. É incrível como os seus produtos estão bem integrados. Esse é provavelmente o meu maior ponto de venda - um telefone Android arruinaria quase toda essa produtividade.
No total, eu já tive cinco iPhones. Comecei a digitar isso no meu X, e peguei-o no meu Mac. Eu tive duas gerações de Mac, e duas de iPad. As coisas da Apple são como uma droga para mim - é sempre mais do que eu quero gastar, mas depois de comprar algum, nada me satisfaz como comprar cada vez mais.
Artigos semelhantes
- Por que os usuários do OnePlus são tão fiéis à marca?
- Os Teen Titans (série de TV de 2003) são fiéis aos quadrinhos?
- Por que os usuários da Apple restringiram os usuários a fazer qualquer música como toque de chamada?
- Um Calendário do Google pode ser compartilhado com usuários que não são usuários do Gmail?