O Rick e o Morty são pretensiosos?
Na verdade, não é. A base de fãs tem a reputação de ser pretensiosa. Mas o programa que o Rick e o Morty me lembram é dos Simpsons. E tenho a certeza que já todos nos rimos desse espectáculo num momento ou noutro.p>Tira este clip do episódio em que o Bart se junta a uma boys band. Por si só, é engraçado. É uma canção cativante que é claramente algum tipo de propaganda militar de gung-ho. A justaposição é hilariante. Se você está familiarizado com o conceito, você pode até pegar a "mensagem subliminar" antes da Lisa fazer.Mas há outra piada lá. Veja por quem o vídeo musical é dirigido. Ang Lee. A diretora aclamada pela crítica de filmes como "Crouching Tiger", "Hidden Dragon" e "Life of Pi". A maioria das crianças nem notaria que há ali uma piada, mas se você sabe que ele é, a idéia de Ang Lee dirigir um videoclipe de propaganda de queijo é hilariante.
Mas há uma terceira piada. Olha para a carrinha do "terrorista". Isso não é uma bandeira genérica do Médio Oriente. Aquela é a bandeira da República da Síria. Ficaria famosa uma década e meia depois quando os rebeldes sírios a trouxessem de volta. Mas na altura em que o episódio foi ao ar, muito poucas pessoas reconheceriam que a bandeira pertencia a uma nação que já não existia e com a qual a América nunca tinha estado em guerra. É uma piada que os escritores entraram por pura diversão.
Os Simpsons são tão bem sucedidos como um programa porque é inteligente sem ser pretensioso. É um espectáculo do qual as crianças se podem rir. É um espectáculo do qual os adolescentes se podem rir. É um espectáculo do qual os adultos se podem rir. Vê-lo, nunca se sente que se está a perder uma piada. Mas revi-lo você descobre muitas mais camadas.
E em menor escala Rick e Morty seguem a mesma estrutura.
Vejam esta parte. Um dos episódios abre com um gótico estranho perseguindo nossos heróis através de uma pintura de M.C. Escher. Isso é muito engraçado. Fica ainda mais engraçado se você reconhecer o homem gótico esquisito como Morfeu da banda desenhada aclamada pela crítica.
Mas ainda assim é engraçado se você não reconhecer.
É o tipo de espetáculo que terá um personagem que vai entrar em uma profunda revolta filosófica. E depois segue-o com uma piada de peidos.
">Irão espetar todas as propriedades de ficção científica sob o sol, desde o Jurassic Park até ao Ziggy Stardust. E depois com um peido do Rick.
É engraçado se não tiveres a referência. E absolutamente hilariante, se tiveres. Mas nunca é pretensioso. Porque a pretensão unirónica é a morte da comédia.