O que acontece se você colocar um telefone com uma bobina de carga sem fio perto de um fogão de indução?
P>Pergunta excelente - um grito de experiência! Infelizmente eu não possuo uma placa de indução, então não vai ser eu.
Essencialmente uma placa de indução e uma base de carregador de indução são similares. Ambos consistem de uma bobina achatada, energizada usando uma frequência bastante alta. Não caia na armadilha de assumir que como as placas de indução induzem uma alta potência em uma base de panela, elas devem necessariamente fazer o mesmo em uma bobina receptora de carga de indução em um telefone. Os dois receptores são muito diferentes.
Em vez disso eu acho que os parâmetros relevantes para a comparação são:
>ul><número de voltas na bobinavoltagem aplicada à bobinafrequência da voltagemVira primeiro. Aqui está uma unidade base do carregador de indução:
e aqui está uma placa de indução:
Nos exemplos acima a placa tem cerca do dobro das voltas da base do carregador, no entanto, é claro que ambas variam de modelo para modelo. Digamos que é um número semelhante, mas com a placa tendendo a ter a maior das duas.
Que tal a frequência? Bem, novamente isso varia, mas tipicamente estamos falando de freqüências na área de 100kHz em ambos os casos. Então, mais uma vez, não há uma grande quantidade, fora das variações entre modelos. Um ponto chave aqui é que o carregamento eficiente depende da correspondência de frequência. Quando a frequência utilizada não coincide, a eficiência da transferência diminui consideravelmente. A frequência da placa de indução não vai corresponder ao receptor neste caso, dado que foi concebida para trabalhar com um grande pedaço sólido de metal grosso.
O condutor utilizado também é semelhante. Ambos os sistemas tipicamente usam o que é chamado de ponte-H, girando uma tensão de alimentação DC bastante baixa para frente e para trás, trabalhando em um circuito LC ressonante que consiste da bobina mais um condensador. Isto gera até 50V (para um carregador compatível com Qi) na bobina base do carregador indutivo, em comparação com 150V e acima em placas de placa de placa indutiva.
Esta é a diferença chave aqui, especialmente dada a diferença nas voltas. Combinado, isto irá gerar uma tensão significativamente maior no receptor indutivo se usado com a placa de placa indutiva.
Certo que com base nestes números, e novamente considerando que modelos diferentes darão resultados diferentes, uma placa indutiva virada ao máximo vai sobrecarregar uma bobina receptora indutiva colocada diretamente no topo. Contudo, isto seria talvez uma sobrecarga de 5-10 vezes, em comparação com uma sobrecarga de 100-200 vezes que as respectivas potências normais de operação sugeririam.
No entanto, é claro que a placa indutiva pode ser reduzida a uma fração da potência, e isto envolve a redução da freqüência usada na bobina, o que por sua vez reduz a tensão ao afastar o circuito LC da ressonância. Assim, em princípio, parece que uma placa de indução desligada para, digamos, 10-20% da potência máxima pode realmente produzir um resultado bastante semelhante a uma base de carga indutiva.
No total, as duas tecnologias são notavelmente semelhantes.
No entanto, para ser claro, não recomendo que ninguém tente isto, pelo menos com outra coisa que não seja a expectativa de fritar o que quer que esteja a ser carregado! Na pior das hipóteses, algumas tensões bastante perigosas podem ser geradas. TRY THIS AT YOUR OWN RISK!
O claro que tinha de haver um vídeo do YouTube. Usando um receptor caseiro em vez de um Qi, mas aqui está alguém a alimentar a electrónica a partir de uma placa indutiva:
Notem que a placa aqui parece estar a ser operada com a potência mais baixa, mas a electrónica a ser alimentada aqui também está a usar muito pouca energia - provavelmente menos do que um Watt. O telefone Qi e os carregadores de comprimidos normalmente funcionam a 5-10W. Isto sugere que o meu número de ballpark de uma placa operando a 10-20% no máximo não está fora do normal, embora, claro, um receptor de carga Qi possa reagir de forma diferente.
Um ponto final a notar - há uma comunicação unidireccional num carregador Qi do receptor para a base, permitindo ao receptor indicar se a base precisa de aumentar ou diminuir a energia. Obviamente, uma placa de indução não vai responder a isto. Eu não sei o que um receptor Qi faria quando a placa não reage - é bem possível que ele decida que há uma falha e simplesmente desligue para se proteger.
Artigos semelhantes
- Qual é o impacto da carga (lenta) sem fio versus a carga (lenta) com fio na bateria do telefone?
- Qual a eficiência energética da carga sem fio Qi em comparação com a carga com fio?
- Posso usar sal nic com ambas as bobinas (0,6 e 1,4) no Smok Nord ou apenas com uma bobina de 1,4?
- Existe alguma diferença entre indutor (bobina) e conta de ferrite?