Como é que o Quick Charge 3 se compara ao PD USB?
Têm objetivos similares.
Quick Charge 3 é um protocolo proprietário de carregamento rápido desenvolvido pela Qualcomm. Ele funciona sobre conectores e cabos USB 2.0 existentes e fornece um pico de energia de 18W a um dispositivo para carregamento, contra 7,5W, conforme suportado pelo padrão de Carregamento de Bateria USB. É uma melhoria em relação ao Quick Charge 2. Ambos permitem o carregamento de 18W. O Carregamento rápido 2 pode funcionar a 9V ou 12V, enquanto o Carregamento rápido 3 funciona com pequenas tensões incrementais de até 20V. Sendo um protocolo proprietário da Qualcomm, o Quick Charge só funciona com processadores Qualcomm.
Em seu núcleo, o Quick Charge cobre a tecnologia não apenas para negociar a voltagem de carregamento da bateria, mas como o próprio sistema de carregamento funciona no firmware. Faz algum sentido para a Qualcomm, fazendo todo o sistema em chip que inclui o gerenciador de energia, envolver este aspecto do processo de carregamento em suas especificações.
USB Power Delivery é um protocolo padrão da organização de padrões USB-IF. Pode ser implementado sobre qualquer conexão USB, mas requer novos conectores e cabos para suporte total de conectores USB 2.0, portanto não espere isso sobre conectores Type-A ou Type-B em breve. A Apple suporta adaptadores de cabos PD sobre USB Tipo C para Lightning para uso com iPhones 8 e X. Mas o suporte principal para fornecimento de energia é sobre o cabo USB Tipo C e sistema de conectores. Tal como o Carregamento Rápido, o PD pode suportar tensões até 20V, mas sobre cabos Tipo C pode suportar carregamento até 60W (cabo Tipo C não etiquetado) ou 100W (cabo Tipo C etiquetado de alta potência).
Fornecimento de Energia é apenas isso, uma negociação para uma energia específica no conector USB. Ele não se aprofunda em questões de gerenciamento de energia para o dispositivo sob carga. E faz sentido que o USB-IF se preocupe principalmente com coisas que ocorrem no plugue USB e ao redor dele, deixando o resto do sistema para cada implementador.
Telefones de maior corrente não precisarão de mais de 18W de carga. Apple's iPhone X e 8 no PD parecem desenhar em torno de 12-14W. As grandes diferenças aqui: PD é um padrão, então qualquer um pode usá-lo, e it's projetado para dispositivos muito maiores que os telefones. Apple, Google e vários outros usaram o Type-C com PD para laptops.
E em grande parte devido ao seu status como um padrão definido por USB, independente do fabricante, mas também pelo seu maior escopo para carregar tablets e laptops, o Google saiu a favor do PD e contra o Quick Charge: Google para OEMs: Não use o Carregamento rápido da Qualcomm; o USB-PD é o futuro. O Google não tornou o PD obrigatório, mas ele é fortemente recomendado para o futuro hardware Android.
Dito isso, a Qualcomm já tem o Quick Charge 4 lançado, e uma especificação 4+ também. Isso cobre alguns problemas de coordenação de tijolos, carregamento duplo de bateria, etc., que não são gerenciados sob USB Power Delivery. Não tenho certeza se há muito sentido em ir para o Quick Charge 4 à luz das especificações do PD tornando-se o padrão completo, mas o Quick Charge 4 é compatível com o Power Delivery - em resumo, ele adicionou o idioma de configuração de energia do PD ao idioma diferente que as versões anteriores do Quick Charge suportavam.
Artigos semelhantes
- Um cabo micro USB que suporta o Quick Charge 2.0 da Qualcomm também suporta o Quick Charge 3.0?
- Posso usar um carregador Quick Charge 4 da Qualcommn de 27 watts no meu dispositivo que suporta carga rápida Quick Charge 4 de 18 watts?
- Quais são as diferenças entre o Quick Charge 4 da Qualcomm e o Quick Charge 5?
- Quais são as diferenças entre VOOC carregando Vs Dash Charging Vs Adaptive fast charge Vs Quick Charge 3.0 Vs Turbocharging?