Casa > O > O Dolby Atmos Vale Mais Do Que O Padrão 5.1? Falta Realmente Assim Tanto Detalhe Nas Bandas Sonoras Dos Filmes?

O Dolby Atmos vale mais do que o padrão 5.1? Falta realmente assim tanto detalhe nas bandas sonoras dos filmes?

Não se trata tanto da falta de detalhes, e mais de uma maneira diferente de pensar sobre o som. Rodear o som até Atmos e DTS: X era tudo sobre quantos canais você poderia usar para rodear o espectador. estes novos formatos são "baseados em objetos", o que significa que embora possa haver um número mínimo de canais necessários para o efeito desejado, é mais sobre como os objetos sonoros são colocados na paisagem sonora. Um número maior de canais aumenta teoricamente a precisão com que os objectos podem ser colocados na paisagem sonora, mas as ilusões acústicas criadas pelo phasing podem ajudar com um número menor de canais. A minha configuração actual de Atmosfera, em vez de usar canais de tecto ou colunas reflectoras, usa simplesmente canais de altura posicionados na frente cerca de 3-4 pés acima dos meus canais esquerdo e direito, e o efeito é ainda bastante impressionante.

Quando penso nos detalhes, é mais sobre a gama de frequências e a relação sinal/ruído, por isso não há detalhes perdidos numa faixa sem perdas de 5.1 [Dolby TrueHD e DTS-HD Master Audio]. O que os formatos baseados em objetos fazem é espalhar esse detalhe para que ele seja melhor ouvido. A analogia mais próxima que posso encontrar é o álbum experimental Zaireeka dos The Flaming Lips, um conjunto de 4 CDs projetado para ser tocado em 4 conjuntos diferentes de alto-falantes ao mesmo tempo. Eu tentei criar uma versão 7.1 por conta própria com um sucesso limitado. Com Atmos ou DTS: X, é agora possível criar uma paisagem sonora de 8 colunas e LFE para recriar o que se pretendia. Espero que isso aconteça em breve.

De Catlin Statton

Qual é a diferença entre fluido movimentado, dinâmico movimentado e super movimentado? :: O modo Dark é mau para a AMOLED?