Que problemas é que as pessoas têm com os Vigias do Zack Snyder?
Watchmen, como a maioria das obras de Alan Moore, não traduz bem para qualquer meio que não seja uma banda desenhada.
Moore, tal como Bill Watterson (o criador de Calvin & Hobes), sempre defendeu a separação do meio da banda desenhada da sua excessiva dependência de outras formas de mídia, a fim de aumentar os seus lucros monetários. Segundo Moore, os quadrinhos deveriam ser escritos usando tudo o que os quadrinhos podem fazer, mas outras formas de arte (livros, filmes, etc.) não podem. Caso contrário, a HQ permanecerá sempre "um parente pobre do cinema".
Então, quando Moore escreve uma HQ, ele a escreve para trabalhar como uma HQ. Não como um filme ou como um livro. Por causa disso, é praticamente impossível fazer uma adaptação de suas obras que possa se impor em relação ao material de origem. E porque Moore é um escritor muito visionário que se apoia fortemente em temas muito fortes e complexos, a grande maioria dos produtores e realizadores de Hollywood não são suficientemente habilidosos ou educados para o conseguir. E Zack Snyder é apenas a escolha errada. O cara é especializado em filmes de ação cheios de efeitos especiais. Ele não consegue entender a filosofia e todos os elementos críticos da história. Não me interpretem mal, poucas pessoas conseguem. Mesmo se você desse o projeto para dizer Christopher Nolan ou Francis Ford Coppola, ainda assim eu acho que eles falhariam. Moore é demasiado complexo para os cineastas. Na verdade, até o Terry Gilliam acabou por desistir de fazer um filme de Watchmen (ele até perguntou ao próprio Alan Moore como fazê-lo e a resposta do Moore foi "Não o faças").
Watchmen foi concebido para ser um arquétipo do género de banda desenhada de super-heróis. Funciona como nada mais do que uma banda desenhada. Não só uma adaptação cinematográfica mas a ideia de fazer sequelas, prequelas, o que quer que seja sobre ele invalidam e minam totalmente o que tornou os Watchmen tão especiais em primeiro lugar: não foi coincentivado como uma série como Super-Homem e Homem-Aranha. É um reflexo do meio e das suas falhas e virtudes.
O filme de Zack Snyder é uma adaptação feita por alguém que leu Watchmen e só entendeu os aspectos mais superficiais do mesmo.
O camafeu de Alan Moore em Os Simpsons (que, mais uma vez, previu o filme de Watchmen num dos seus muitos oráculos-episódios) ilustra perfeitamente isto no diálogo entre ele e Bart:
"Eu não leio as palavras. Eu só gosto quando ele dá um soco nas pessoas". Esse é o filme do Watchmen em poucas palavras para você. Na realidade, Bart foi mentindo para representar os leitores e escritores dos anos 90 não conseguindo entender o que tornou as desconstruções de Alan Moore especiais, o que acabou levando Moore a desistir de escrever para a Marvel e DC. Mas isso também funciona para ele XD
Artigos semelhantes
- Porque é que o Darkseid se esquece de que planeta perdeu as caixas mãe na "Liga da Justiça" do Zack Snyder?
- Porque é que a MCU de coração leve é mais comercializável do que a Gritty DCEU do Zack Snyder?
- O que te fez sorrir na "Liga da Justiça do Zack Snyder"?
- Será que a parte do Zack Snyder na Liga da Justiça vai salvar a DCEU da queda?