Casa > C > Como Se Conectar À Minha Rede Doméstica A Partir De Um Local Diferente (Pc)

Como se conectar à minha rede doméstica a partir de um local diferente (PC)

Existem duas coisas que você precisa para isso: Segurança e um endereço.

O endereço é simplesmente o endereço IP externo da sua rede doméstica. Infelizmente cada vez que você o conecta ao seu provedor (Internet Service Provider) eles tendem a lhe dar um novo endereço IP. Isso significa que você não pode confiar que ele seja o mesmo conjunto de números o tempo todo.

Você pode verificar o seu IP cada vez através de alguns sites WhoIs. Mas isso é incômodo, e como você faz isso se não está em casa? Ou obtenha um DynamicDNS (Domain Name Server). Estes dão ao seu endereço IP um pseudónimo - muito parecido com o www-dot-qualquer que seja o sufixo-dot-some-sufixo que você vê para os sites. Desta forma, não importa qual seja o seu IP atual, o alias nomeado permanece o mesmo. Alguns roteadores (por exemplo, a maioria dos Asus) fazem isso para você, ou existem vários sites DNS dinâmicos disponíveis, mas você provavelmente precisará pagar alguma taxa para usá-los a longo prazo. Alternativamente o seu ISP pode dar-lhe um IP estático - normalmente melhor se planeia correr algo como um servidor web a partir de casa para outras pessoas usarem.

Mais difícil é a segurança. A última coisa que você quer é um chapéu preto que tenha acesso à sua rede pessoal, capaz de ver todas as suas máquinas, baixar (ou pior carregar) o que eles quiserem. Então você quer um controle de acesso muito bom, mas provavelmente uma boa criptografia também (para evitar que alguém bisbilhotice a conexão).

A maneira mais "simples" de fazer isso enquanto dá uma boa segurança é uma VPN (Virtual Private Network). Isto é apenas uma comunicação através de outra rede, fazendo parecer aos vários computadores conectados como se estivessem em uma rede separada apenas conectados uns aos outros - mesmo que eles possam estar falando fisicamente através de uma conexão de internet.

Isto funciona com todos eles obtendo uma chave de criptografia para que eles possam criptografar e decodificar as mensagens uns dos outros. Infelizmente isso significa que um deles precisa ser um servidor produzindo essas chaves e autenticando os logins. Assim, se você só quer que sua própria rede se conecte - uma máquina precisa agir como tal servidor VPN, precisando ficar ligada e rodando tal serviço. O mais simples provavelmente seria o OpenVPN, ele é bastante bem projetado e fácil de usar, instale-o em todas as máquinas que você quer ter conectado através desta VPN, configure um deles como servidor, e faça com que ele gere as chaves de autenticação (apenas um arquivo de texto com a chave dentro dele), copie para os outros e configure OVPN lá com esses arquivos.

Você obtém alguns roteadores com esse servidor embutido também. Isto seria bom pois o router já precisa de estar ligado só para que a sua rede tenha uma ligação ao exterior. Mas também nem sempre é o ideal. Um roteador tende a ser muito mínimo, e coisas baratas não conseguem lidar com muitas conexões ao mesmo tempo. Fica pior quando também precisa de encriptar / desencriptar tais ligações. Portanto, para a maioria das pessoas eu não aconselharia esta rota. Especialmente porque muitos roteadores têm bugs e falhas de segurança de última hora.

Então há provedores de serviços VPN (como o Private Internet Access). Normalmente eles fornecem VPN pela razão oposta - para esconder a sua verdadeira identidade dos sites que você visita. O único problema é que todos os dados de conexão são enviados através da Internet para o(s) servidor(es) deles. Ou seja, mesmo que o computador na sua sala esteja abrindo um arquivo na máquina do seu quarto - ambos estão enviando esses dados para a Internet e depois os recebem de volta de lá também. Não é ótimo para velocidade, e definitivamente não é o ideal se a sua internet estiver com o capped.

De Cassondra

O que é o Crómio? :: A velocidade de download/upload da Internet é de 400Mbps?