Casa > Q > Quais São As Vantagens De Um Cabo Usb Tipo C?

Quais são as vantagens de um cabo USB tipo C?

USB Type-C oferece um monte de vantagens em relação a convenções de conexão USB antigas.

main-qimg-e15c58715dc1b9a41e435928347368a8.webp

Fisicamente falando, o conector Type C oferece a mesma durabilidade de 10.000 ciclos que o Micro-B, mas é um conector muito mais fácil de usar. O conector Micro-B comum que você vê em cada telefone é apenas USB 2.0; a versão USB 3.1, mostrada à direita, é um pouco desajeitado. O conector Tipo C, à esquerda, é mais compacto, e pode ser inserido de qualquer forma.

O conector Tipo C transporta muito mais sinais do que as versões anteriores de cabos USB. De interesse imediato é o facto de cada cabo Tipo C poder transportar 3.0A, em vez de 1.5A-2.0A dos cabos Tipo B. Portanto, um carregamento mais rápido. E, possivelmente, muito rápido. Um cabo Tipo C também pode ser um cabo de alimentação superior, capaz de fornecer 5.0A de corrente. E ao suportar a Especificação de Fornecimento de Energia USB, uma fonte de energia USB e um dissipador de energia pode negociar até 5A, mas também até 20V, para um total de 100W, o suficiente para alimentar um computador portátil. E finalmente, em termos de potência, no sistema antigo, o host USB (seu PC, seu dongle de potência, etc) é sempre a fonte de energia, seu alvo USB é sempre o dissipador de energia. No Tipo C, qualquer dispositivo pode ser a fonte, ou pode ser a pia.

main-qimg-7e80cbed07a5dd9ef4caca41dd0f4df2.webp

E isso nos leva a outro fator: Os dispositivos USB Tipo C negociam o modo host e o modo alvo. Isto faz sentido de uma forma que hoje em dia não fazia quando o USB nasceu. Naquela época, você provavelmente estava ligando um mouse ou teclado, não muito mais. Hoje, eu tenho computadores como meu smartphone e tablet que podem se conectar a outros computadores, como meu desktop ou laptop. Ou mesmo um com o outro. USB Mini-AB e Micro-B adicionaram um protocolo chamado USB "On the Go" que permitia uma simples negociação de quem era o anfitrião e de quem era o alvo. Isto é completado no Tipo C... um cabo nativo Tipo C tem o Tipo C em ambas as extremidades, embora, claro, você pode enganchar o Tipo C ao Tipo A ou Tipo B conforme necessário.

Um dos truques para construir um conector reversível é que você basicamente tem dois conjuntos de cada sinal. USB Tipo C usa isto para suportar um sistema muito flexível de sinalização de "modo alternativo". Você pode ter encontrado isto no seu smartphone, na medida em que a maioria dos smartphones usam o conector Micro-B e oferecem um modo alternativo: eles podem emitir um sinal MHL, o que permite uma exibição na maioria das TVs digitais hoje em dia.

main-qimg-4d08f87b1134fad03044a3d7edea880a

Baseado exatamente no que está conectado, um conector Tipo C pode suportar vídeo. Existem modos alternativos para MHL, HDMI, e DisplayPort. Outro modo alternativo é o Thunderbolt 3.0. Na verdade, a especificação Thunderbolt 3.0 chama para o conector Tipo C e para todos os dispositivos Thunderbolt 3.0 para também suportar USB (ou seja, o Thunderbold 3.0 torna-se um superconjunto de USB). E novos modos alternativos podem ser definidos no futuro... como o próximo USB 3.2, que fornece duas pistas de dados USB Gen 1 ou Gen 2, ao invés da pista única dos dispositivos USB de hoje.

Cabos Tipo C também podem dizer a um dispositivo conectado que tipo de cabo eles são. Assim, por exemplo, seu sistema saberá se você tem um cabo padrão 3.0A ou um cabo de alta potência 5.0A, e carregue de acordo. Se você conectar um cabo Tipo C ao DisplayPort (a um conector Tipo C no seu computador que suporte o modo alternativo DisplayPort), o sistema verá esse cabo e mudará automaticamente para DisplayPort. Se você conectar um cabo Lightning 3.0 a dois dispositivos do Tipo C que suportam Lightning, o sistema mudará automaticamente para o modo Lightning entre os dispositivos, ainda mais rápido que USB 3.1 Gen 2.

De Fredie Jogender

Posso configurar várias contas WhatsApp no meu portátil? Como? :: O USB 3.0 é o mesmo que o USB A?