Porque é que o tamanho do meu ficheiro de vídeo é tão grande?
O tamanho de um arquivo de vídeo é baseado no número de bits usados para representar um quadro de vídeo. Se você somar a quantidade de bits usados para representar um segundo de vídeo, isso é chamado de "bitrate".
A diferença entre o vídeo no seu computador e o que você pegou no telefone é a diferença na taxa de bits. 2GB para um filme de 2 horas é 2 bilhões de bytes * 8 bits por byte / 120 minutos / 60 segundos por minuto = 2,22 Mbps (em algum lugar entre 1/3 e 1/4 do vídeo HD transmitido do YouTube; uma qualidade suficientemente baixa o vídeo realmente não se qualifica mais como HD).
Seu vídeo de 7 minutos 1,6 GB, porém tem uma taxa de bits de 1.6 bilhões de bytes * 8 bits por byte / 7 minutos / 60 segundos por minuto = 30.5 Mbps (que é bastante alto; mais do que a maioria das DSLRs para 1080p).
Há duas coisas que decidem o quão pequeno você pode comprimir um vídeo: o método utilizado, e os parâmetros utilizados com esse método.
A maioria das câmeras não vai armazenar frames de vídeo bruto para vídeo, elas vão comprimi-lo para economizar espaço. Alguns algoritmos são muito melhores do que outros na compactação de arquivos. O mais utilizado na eletrônica de consumo é alguma variação do MPEG-4, mais tipicamente h.264/AVC. A razão pela qual eles o usam é porque ele tem uma das melhores taxas de compressão de vídeo que existe e há um suporte maravilhoso em uma variedade de chips que você pode comprar nestes dias.
O método h.264 permite que o software selecione uma taxa de bits alvo. Quanto mais bits forem usados para salvar as imagens, mais fidelidade há no vídeo - também, menos energia de bateria vai para a compressão, e menos chique um processador que você precisa. Geralmente, você quer gravar vídeo com taxas de bits altas para que possa capturar com a maior qualidade possível, depois você pode fazer suas edições e codificar o vídeo com uma taxa de bits menor para economizar espaço (às custas da qualidade). Então, há muitas razões para a câmera usar uma taxa de bits alta e gerar filmes grandes.
Você pode recodificá-los a uma taxa de bits mais baixa usando uma variedade de ferramentas, se quiser, para que eles ocupem menos espaço.