ChromeOS vs Ubuntu, qual deles tem mais aplicações e qual corre mais rápido?
Quem corre mais rápido? Bem, provavelmente seria ChromeOS, mas só porque o ChromeOS tem um pouco menos de ChromeOS por baixo do que o Ubuntu. Isto só tem o efeito de libertar um pouco o processador. Não será perceptível para os utilizadores. No total, o Ubuntu tem mais aplicações (incluindo aplicações Chrome e aplicações Android se instalar o navegador Chrome e o Android runtime, respectivamente). No entanto, o Chrome tem uma interface mais polida e acesso às versões Chrome e Android da Play Store. O Ubuntu NUNCA pode ter isso, a menos que você o arranque do projeto Android x86 devido aos termos de licenciamento do aplicativo Google Play Services.
Honestly, dada a escolha, eu iria com o Ubuntu. Ele tem mais aplicativos para ele, e você ainda pode usar os aplicativos do navegador Chrome apenas instalando o Chrome. No entanto, isso é sem levar em consideração os aplicativos para Android. Enquanto você pode rodar Android no Ubuntu, a maioria das aplicações Android são oferecidas através da Play Store, e você não será capaz de acessar isso sem fazer o que eu disse acima, o que requer um conhecimento técnico significativo. Se os aplicativos Android são tão importantes para você ter em seu computador, vá com o Chrome OS. Ou, acho que você poderia ter apenas uma VM com Android x86 instalado.
Finalmente, deve-se notar que com algum conhecimento técnico, é possível instalar algumas aplicações Ubuntu no Chrome OS. Nem todas. Isto é devido às diferenças nos sistemas GUI utilizados por cada um. Recentemente, algumas aplicações Linux estão sendo portadas para suportar um novo sistema GUI chamado Wayland. O Chrome OS tem o Wayland como é necessário para executar aplicações Android. Portanto, algumas aplicações GUI Ubuntu podem rodar no Chrome OS. Como por linha de comando, eles rodam bem no Chrome OS uma vez que você instala suas dependências.