O Android está livre?
ABSOLUTELY! A não ser que você'estamos a falar em obter os direitos para ele. Você tem que pagar por isso. Excepto que, é grátis em todos os sentidos da palavra. Ok, deixe-me elaborar.
Google lança arquivos Android para cada versão do Android. Como it's é uma plataforma de código aberto, você pode baixá-la gratuitamente. Faça alterações para torná-lo do jeito que você quiser, você pode adicionar recursos a ele, remover recursos dele e você pode desenvolver aplicativos para ele, com conhecimento suficiente, é claro. Basicamente, você pode fazer o que quiser e com ele, tudo sem qualquer consentimento do Google.
>p>Não parecido com outras plataformas, o Android oferece total personalização no que diz respeito a software. Colocar o SO modificado em um dispositivo é uma questão completamente diferente. Os fabricantes de telefones frequentemente restringem essa liberdade bloqueando o bootloader a fim de manter a segurança do usuário em termos de dados e funcionalidade de hardware.Bloquear o bootloader é essencialmente restringir o dispositivo ao SO que ele vem com out-of-the-box. Mesmo que você possa fazer alterações na imagem do STOCK Android, it'é inútil se você pode't flashá-lo em um dispositivo. E para flashear um SO novo ou personalizado, também chamado ROM Personalizado, você precisa desbloquear o bootloader do dispositivo. Tentar tais proezas com um conhecimento meio baked leva a danos indesejados, muitas vezes permanentes, ao hardware e torna o seu dispositivo inútil. É por isso que os fabricantes bloqueiam os bootloaders.
Eu posso ter me desviado um pouco lá, mas para resumir, sim, o Android é gratuito.