Há alguma evidência de que a China tenha usado a tecnologia Huawei para espionar pessoas? Artboard
Como outros já apontaram - NÃO, não há nenhuma evidência. Na verdade, a Huawei é FAR MORE transparente e disposta a abrir-se ao escrutínio, em relação a todos os OEMs de redes 5G concorrentes (ex. Ericsson, Nokia, ZTE, etc.). Além disso, as próprias ações do governo dos EUA já provaram que todas essas alegações de espionagem sobre a Huawei têm credibilidade ZERO.
Para aqueles que ainda não o leram, recomendo este artigo da Wired:
Inside the Feds' Battle Against Huawei
Aqui estão algumas citações chave:
>p>Os executivos do Huawei - incluindo o seu principal oficial de segurança americano, Andy Purdy, que foi anteriormente do Departamento de Segurança Nacional - dizem estar empenhados em demonstrar que o Huawei é digno de confiança. Huawei diz que construiria de bom grado um laboratório de testes conjunto nos EUA, semelhante ao do Reino Unido, mas as autoridades americanas nunca responderam às ofertas. Os funcionários dos EUA, por sua vez, perguntam por que os engenheiros da NSA devem rasgar o código da Huawei e sugerir a uma empresa chinesa como construir sistemas mais seguros que atendam aos padrões do mercado americano. Isso só iria melhorar a capacidade da China de utilizar tecnologia de campo para competir contra empresas ocidentais.Em outras palavras, a Huawei se abriu para que os EUA examinassem cada linha de seu código para encontrar portas traseiras e falhas de segurança, MAS OS EUA REFUSADOS. SE os EUA estivessem TRULHAMENTE preocupados com a sua própria segurança de dados & a de seus aliados, você pensaria que eles teriam aceitado imediatamente essa oferta. Na verdade, isso é o que outros aliados americanos, como o Reino Unido, têm feito:
De certa forma, pelo menos, a tecnologia Huawei está entre as mais escrutinadas do mundo. Em 2010, em parceria com a inteligência britânica, a empresa criou o Huawei Cyber Security Evaluation Centre, onde seu software e hardware são continuamente avaliados por engenheiros da inteligência britânica. Um relatório de 2019 dessa organização argumentou que a Huawei continuou a representar um "sério" risco de segurança - não por estar compartilhando dados, mas porque seu código é tão buggy. "Nós sabemos que encontramos problemas. Esse é o objetivo dos testes", diz Joe Kelly, o porta-voz da Huawei, acrescentando que não está claro que nenhuma outra empresa de telecomunicações se sairia melhor. "Quem sabe? Nós somos o único fornecedor que é dado sobre nosso código fonte"
Não existe 100% de segurança de dados, independentemente de qual OEM é usado para redes 5G". Mas, muito provavelmente, a Huawei é MAIS segura que seus concorrentes, precisamente porque seus equipamentos e softwares são regularmente testados e analisados por profissionais de segurança cibernética em agências de inteligência ocidentais, enquanto nenhum de seus concorrentes - europeus ou chineses - tem feito o mesmo. É óbvio para todos os que seguem esta questão que o governo dos EUA NÃO está TUDO preocupado com a segurança da informação, já que ignorou completamente os repetidos convites da Huawei para ENHANCE infosec ao escrutinar os equipamentos e softwares da Huawei. A Infosec é um falso pretexto para a campanha dos EUA para conter a China de fazer avançar a sua própria indústria de telecomunicações, tentando limitar a quota de mercado de uma empresa chinesa no sector global de redes 5G.
Artigos semelhantes
- Há alguma evidência de backdoors no Windows ou outro software cliente para a NSA/CIA?
- A BBK Electronics (controladora da Oppo e Vivo) é propriedade do governo chinês? Há alguma evidência direta mostrando isso?
- É verdade que o iPhone tem um software secreto que pode ser acessado remotamente para espionar as pessoas?
- Se Huawei perder a guerra em 5G fora da China, significa que a marcha da China para a liderança global de 5G ou mesmo 6G é frustrada?