Porque é que o rádio é gratuito mas a TV e a Internet têm de ser pagas?
TV e rádio são meios de transmissão - o operador tem exactamente os mesmos custos quer alguém esteja a ouvir ou não. Também é difícil dizer se alguém está ouvindo. Então eles são gratuitos na maioria dos lugares, mais ou menos (há uma taxa de licença para TV no Reino Unido, que paga pela BBC, mas geralmente são pagos pela publicidade ou subsidiados pelo governo)
Histórico, encriptar rádio ou TV para que apenas os assinantes pudessem ouvir era impossível. Mas com o desenvolvimento da electrónica digital barata é agora possível encriptar, por exemplo, TV e rádio por satélite, e exigir uma taxa. AM e FM continuam livres - ninguém quer tentar substituir todos os milhões de sistemas instalados; os usuários simplesmente saltariam para o rádio pela internet. No Reino Unido, eles dirigiam "vans detector de TV" que dirigiam pelas cidades em busca de vazamentos de antenas de TV, e pegavam pessoas que não tinham pago a taxa. Muita sobrecarga, mas acho que eles acharam que valia a pena manter a BBC livre de anúncios.
Uma conexão de internet normalmente é uma conexão 1:1 (unicast); há broadcast e multicast mas ainda precisa de fios para pelo menos a maior parte do caminho, e não é usada para conteúdo. Então alguém tem que pagar para colocar cabos para cada assinante individual, e roteadores e switches de provisão. Se você não pagar um ISP, você não conseguirá uma conexão. A menos que o governo decida que agora é um serviço essencial e que deve ser subsidiado e gratuito para todos.
Artigos semelhantes
- Qual é a diferença entre o rádio FM normal e o rádio online? Não podemos ter o FM que está sendo transmitido ao mesmo tempo na Internet?
- As celebridades estão a ser pagas para entrar no The Ellen DeGeneres Show?
- Porque é que as aplicações Android são gratuitas e as aplicações iPhone pagas?
- Por que as pessoas usam conexões pós-pagas embora o pré-pago seja fácil e economicamente viável?