Como funcionam os sensores baseados em tabelas de pesquisa?
Alguns sensores produzem uma saída que não é uma resposta linear para qual fenômeno eles estão tentando medir. Vou dar um exemplo:
Os sensores de temperatura de pares térmicos, que colocam dois metais diferentes em contacto directo um com o outro, irão gerar uma voltagem muito pequena através deles que é proporcional à sua temperatura. À medida que a temperatura aumenta, o mesmo acontece com a voltagem que você mede através deles. Estes tipos de sensores são omnipresentes em toda a indústria.
Contudo, existem muitos tipos diferentes de termopares, que consistem em diferentes combinações de metais e/ou ligas. Alguns deles dão uma saída de tensão notavelmente linear em toda a sua gama de temperaturas, mas alguns não:
alguns tipos de termopares são muito mais adequados para algumas aplicações do que outros, mesmo que a sua saída seja não linear. Assim, quando você precisa usá-los, se você quer uma conversão genuinamente precisa de sua voltagem para a temperatura, você precisa ou de uma equação de melhor ajuste para as características únicas daquele termopar, ou uma tabela com uma longa lista de valores - você indexa no array mais próximo da sua leitura de sensor (mV), e o conteúdo daquele elemento do array lhe diz qual é a temperatura real (e.Por exemplo, ºC).
Obviamente você primeiro tem que caracterizar e registrar os resultados do seu termopar através da faixa de temperatura de interesse para medir o mV que você obtém dele, para criar a sua tabela de look-up em primeiro lugar. Por vezes o fabricante do termopar dar-lhe-á estes dados.
Existem muitos outros exemplos de sensores cuja saída não é linear para o que estão a medir, por isso as tabelas de localização são uma forma comum, e muitas vezes a mais rápida, de linearizar os resultados de tais sensores.
Artigos semelhantes
- Os fones de ouvido VR com sensores externos são mais precisos/melhor do que aqueles com sensores internos?
- Ensinar Matemática: Como aprender as tabelas de multiplicação?
- Quais são as diferenças entre folhas de cálculo, tabelas e gráficos?
- Em que tabelas baratas (de preferência menos de $100) posso usar para rodar o Linux?