O que é Widevine L1?
Widevine DRM é um componente de gestão de direitos digitais do navegador web Google Chrome e Android MediaDRM.
Widevine é um esquema de encriptação líder para a distribuição segura de licenças e protecção de reprodução em vídeo em qualquer dispositivo de consumo. Os criadores de conteúdo, MSOs e outras empresas de mídia corporativa podem usar o Widevine para garantir a monetização do conteúdo em todos os dispositivos. O Google comprou o Widevine em 2010, numa tentativa de aprofundar o seu suporte às empresas de multimédia e entretenimento, acelerar os fluxos de vídeo do YouTube e ajudar com o Android e o streaming adaptativo.
Widevine não cobra qualquer taxa de produto para utilização com a geração de licenças ou integrações de dispositivos.
Usage
Widevine DRM também é usado com o navegador web Chromium e no Android.
P>Suporta MPEG-DASH e HLS em uma ampla gama de plataformas.
Browser browser Chrome e ChromeOS fazem uso de Extensões de Mídia Criptografadas e Extensões de Fonte de Mídia com Widevine.
Mais de trinta chipsets, seis grandes sistemas operacionais móveis e desktop, as propriedades do Google, como Chromecast e Android TV, adotaram o Widevine.
Muitas empresas usam o Widevine, incluindo Amazon Video, BBC, Hulu, Netflix e Spotify, que garantem conteúdo premium usando o Widevine DRM.
Código fonte aberto
A equipe Widevine suporta várias iniciativas de código aberto projetadas para proprietários, provedores e integradores de conteúdo.
>ul>>li>Shaka Player - Widevine desenvolveu um HTML5 de código aberto disponível no github>li>Shaka Packager - Widevine desenvolveu uma solução de empacotamento de conteúdo de código aberto disponível no github. O empacotador suporta MPEG-DASH e HLS para VOD ou conteúdo baseado em lineares.>li>Electron Framework - Widevine fez uma parceria com a Castlabs para integrar o cliente Widevine no framework Electron para uso com o desenvolvimento de aplicações desktop.>p>Programa de certificaçãop> Em 2011 Widevine lançou o Certified Widevine Implementation Partner (CWIP). De acordo com seu website o programa é "desenhado para permitir a indivíduos e empresas altamente qualificados a capacidade de instalar e configurar com confiança e sucesso sistemas Widevine para seus clientes"." Os objetivos do programa são:
>ul>>li>Professor de candidatos CWIP como instalar, configurar e solucionar problemas do sistema Widevine>li>garantir um alto nível de satisfação tanto para o Integrador de Sistemas quanto para seus clientes finais>li>Manter um alto nível de conhecimento do sistema Widevine dentro da comunidade CWIP>li>Manter um alto nível de confiança do proprietário do conteúdo no sistema Widevine e nos CWIPs do Widevine>ul>p> Até hoje o Widevine certificou mais de 150 empresas.Fonte : WikiPedia