Qual é a coisa mais aterradora sobre Darth Vader?
Em Legends, um diretor da Academia Imperial chamado Gentis, ficou furioso com a forma como Palpatine tratava os soldados que lutavam por ele, tendo perdido dois de seus filhos na guerra. Então ele reuniu seus antigos cadetes da academia, e os persuadiu a ajudá-lo a derrubar Palpatine.Um estudante, porém, o Tenente Laurita Tohm, era um...indivíduo único, então ele tinha sido excluído do planejamento do ataque. Quando o ataque aconteceu, Tohm acabou no meio de um campo de batalha entre Darth Vader, e seus amigos da academia.
Tohm executou seu antigo amigo, bem na frente de Darth.
Tohm então acompanhou Vader em uma longa busca para retomar Coruscant do controle de Gentis. Tohm foi um aliado inestimável, e provou ser incrivelmente leal a Darth Vader.
Ele acompanhou Vader numa missão solitária a um templo Jedi, onde Vader lhe mostrou um pouco da sua história com o Conselho Jedi (não revelando que ele era Anakin). Vader até permitiu que Tohm testemunhasse sua vulnerabilidade emocional.
Ele ajudou Vader a levantar um exército para combater os Gentis, e lutou com ele contra os fugitivos da Prisão Fantasma (um lugar onde os mais perigosos criminosos Separatistas foram presos durante as Guerras dos Clones). Ele era o servo perfeito.
Com a ajuda de Tohm, Vader recuperou Coruscant, e quando tudo foi dito e feito, Tohm continuou a servir ao lado de Vader... até que ele se mostrou um pouco valioso demais.
Sidious tomou nota do Tenente Tohm, e mencionou o quão semelhante Tohm era para o próprio Vader. Ele disse que Tohm poderia potencialmente preencher a própria posição de Vader nas fileiras Imperiais, se Vader alguma vez caísse.
E infelizmente, Vader não sofreu rivais.
A coisa mais aterrorizante sobre Darth Vader, é como todos os outros são dispensáveis para ele. No final do dia, por mais que se prove a si mesmo, por mais comprometidos que estejam com ele, Vader nunca hesitará em terminar sua vida por qualquer motivo mesquinho.