Quais são os cinco usos da análise de dados?
Análises preditivas podem ser usadas para:
- Descrição: Fornecer uma visão geral e um resumo do estado existente do mundo. Por exemplo: qual é a idade média dos nossos clientes? Quanto é que eles gastam, em média, cada vez que compram? Qual é a distribuição das quantias gastas? etc.
- Comparação: o grupo A é diferente, de alguma forma significativa, do grupo B e, em caso afirmativo, de que forma e por quanto? Exemplos: Os homens gastam mais do que as mulheres? Será que um anúncio funciona melhor do que outros?li>Clustering / Grouping / Co-occurrence: Agrupar coisas que são "semelhantes" de acordo com alguma definição de "semelhantes". Exemplo: Existem grupos de clientes com hábitos de compra/venda similares? Se você conhece algum marketing, análise de agrupamento é o que é usado para dividir os clientes em "segmentos".>li>Classificação: atribuir uma probabilidade de que algo pertença a 1 de várias classes mutuamente exclusivas. Exemplo: Esta transação com cartão de crédito é fraudulenta? (R: probabilidade Sim/Não) Esta pessoa vai doar para a minha instituição de caridade? (R: probabilidade Sim/Não) Esta pessoa sofre de um ataque cardíaco, ou alguma outra condição mímica? (R: Probabilidade de Ataque)li>Previsão: prever o valor mais provável de uma variável contínua. Exemplo: quais serão as vendas no próximo trimestre? Quanto este grupo de clientes irá gastar durante o próximo ano? Qual será a quota de mercado do nosso novo produto?
Dependente da amplitude da definição de "análise de dados", você também incluirá técnicas de otimização no conjunto, que incluem problemas de agendamento (atribuir pessoas/servidores a um agendamento), problemas de alocação (alocar recursos escassos), problemas de roteamento, gerenciamento de receita, etc.
p>Espere que isso ajude.