Casa > U > Um Transmissor Fm Estéreo É Tão Mau Para A Saúde Como Uma Torre De Celular Ou Uma Antena?

Um transmissor FM estéreo é tão mau para a saúde como uma torre de celular ou uma antena?

A radiação de baixa freqüência (embora seja conhecida como VHF, esta é uma ressaca dos primeiros tempos do rádio, quando a capacidade de produzir e modular altas freqüências estáveis não estava disponível), como aquela dentro do espectro de transmissão, interage de forma muito fraca com a matéria, que é uma das razões pelas quais você ainda pode receber seu rádio FM quando não está na linha de visão com o transmissor. Se você entrar em um túnel curto, seu rádio AM cairá ou ficará pegajoso, enquanto seu rádio FM continua ligado, sem ser afetado. O rádio AM digital opera em uma freqüência muito maior do que a versão analógica e através do uso inteligente da tecnologia de processamento de erros ele pode suportar interferências ainda maiores do que a transmissão FM.

P>Even muito próximo a um transmissor de transmissão FM , há pouco aquecimento de um pedaço de matéria, como o corpo humano. Na verdade, é provável que se você chegasse perto o suficiente para ser "cozido", você seria morto pela descarga eletrostática primeiro. Os transmissores de transmissão FM são geralmente bastante potentes, da ordem de 10s de kiloWatts e em geral são colocados em áreas relativamente isoladas como o topo de colinas (ou edifícios se não houver colina disponível ou for proibida pelo custo) para maximizar a linha de visão. Isto também se aplica às torres celulares, embora seja mais provável que as localizações estejam no topo dos edifícios, uma vez que os sinais celulares são muito mais baixos para evitar interferência com as células vizinhas.

A rede celular opera em frequências muito mais altas, a partir de 900MHZ. Na extremidade inferior desta banda, a absorção por matéria ainda é baixa, embora os materiais condutores experimentem algum aquecimento indutivo. O corpo humano, sendo um bom condutor no interior, embora a pele seja um bom isolante, experimentará portanto algum aquecimento indutivo, embora muito pouco, já que a potência total disponível dentro de um sinal celular já é baixa. Os transmissores celulares típicos são da ordem de alguns 10s de Watts, ou cerca de 1000 vezes menos potência do que um transmissor de transmissão FM. A densidade real de potência do sinal em qualquer ponto do espaço é da ordem de microwatts/metro quadrado. Considere seu forno microondas, que opera na banda de 2,4GHz (similar a alguns roteadores sem fio) e é otimizado para transferir energia para moléculas de água, que têm uma freqüência ressonante natural nesta faixa. Ele transmite a quase um quilowatt e essa energia é concentrada em uma área de absorção de talvez .0001 ou menos de um metro quadrado, de modo que a densidade do fluxo é ainda maior do que aquela experimentada muito perto de uma antena de transmissão FM. Ainda leva um minuto ou mais de exposição dentro do forno de microondas para ferver o copo de água. A água tem uma capacidade muito alta de calor latente, o que significa que pode absorver muita energia sem mostrar muita reação.

No extremo superior do espectro celular, a absorção de energia pela matéria é maior e assim o seu telefone 3G ou 4G não receberá um sinal quando você entrar em um estacionamento subterrâneo, por exemplo, onde os modelos analógicos anteriores eram bastante alheios em muitos casos.

Desde que os sinais de RF não são ionizantes (não quebram electrões dos átomos em geral, embora uma densidade de fluxo muito alta possa ionizar a água no ar, causando uma descarga), isto significa que você está perfeitamente seguro, mesmo que se encontre ao lado de uma antena de torre celular, embora com o tempo você se torne desconfortavelmente quente, talvez, pois as moléculas de água no seu corpo estão excitadas, causando aquecimento.

Então, para responder à sua pergunta, sim, uma antena de rádio FM é tão ruim para a sua saúde quanto as torres celulares, ou seja, não é ruim de todo.

Agradecimentos para o A2A.

De Recor

Como conectar um alto-falante Bluetooth portátil a um estéreo de carro :: Como é usado um transmissor FM?