É verdade que a velocidade wifi diminui quando há vários dispositivos conectados a ela?
É verdade que a velocidade wifi abranda quando existem vários dispositivos conectados a ela?
Existem vários efeitos, que várias respostas têm abordado individualmente, e suspeito que com demasiada complexidade em alguns casos. Vou descrevê-los em ordem de grande impacto:
(1) WiFi usa o protocolo Ethernet. Ethernet é um protocolo de contenção, o que significa que qualquer pessoa pode transmitir a qualquer momento, e o protocolo tem um mecanismo para resolver erros quando duas ou mais transmissões "colidem", ou seja, ocorrem ao mesmo tempo. Esse mecanismo é para cada remetente esperar uma quantidade aleatória de tempo e depois retransmitir. Porque ambos esperam uma quantidade aleatória de tempo, a chance deles colidirem novamente é muito pequena.
BUT...se esses usuários estiverem transmitindo muito, eles podem estar colidindo muito. E se houver mais usuários, haverá ainda mais colisões.
O problema é que como a solução é retransmitir, isso significa que haverá ainda mais tráfego e mais colisões. O resultado da rede é que assim que você tiver mais de um usuário, a largura de banda máxima cai para 40% do que era com apenas um usuário. Você perde 60%. Qualquer coisa mais do que isso, e o número de retransmissões é tão grande que a rede é sufocada com retransmissões e ninguém recebe nada.
(2) AGORA, com 40% da largura de banda original, você tem que dividir isso pelo número de usuários para estimar a média de "compartilhamento" que cada um recebe. Se várias pessoas compartilham o SSID, cada usuário recebe apenas uma parte da largura de banda disponível. É por isso que os hubs foram substituídos por switches e routers, para que cada utilizador obtenha a sua própria linha. Mas WiFi é como compartilhar uma linha.
(3) Adicionalmente, há uma certa quantidade de overhead associado com a manutenção de uma conexão em um roteador. Portanto, mesmo que um usuário não esteja transmitindo nenhum dado, ele está consumindo alguma da capacidade. É uma pequena porcentagem, mas ainda é uma perda proporcional ao número de usuários conectados.
Obviamente, há outras perdas, mas elas não dependem do número de dispositivos conectados.
- Perda total de sinal e interferência do ruído ambiente. Fornos de micro-ondas, motores de carros. Altifalantes Bluetooth. Linhas de alimentação. Manchas solares. Todos eles causam ruído que reduz a largura de banda efectiva de um rádio WiFi a partir do seu "ideal".
- Canais concorrentes. A 2.4GHz, há apenas 11 canais utilizados nos EUA e todos, excepto 3, se sobrepõem. Se alguém mais próximo tiver escolhido usar o mesmo canal, você pode perder mais da metade da largura de banda.
- Insuficiente porta ou capacidade cpu. Nós tendemos a assumir que a cpu e a porta podem lidar com a velocidade, mas agora que as velocidades WiFi podem subir na faixa de gigabit, isso não é uma suposição segura.
- li>Simplesmente, o tipo de dados pode ser uma limitação. Por exemplo, o VOIP usa pacotes muito pequenos o que significa que o router tem que fazer muito mais trabalho. Assim mesmo um roteador que funciona bem com fluxos de dados típicos pode sobrecarregar se tiver que lidar com chamadas de voz.
Artigos semelhantes
- Como obter a velocidade máxima do WiFi quando vários usuários estão conectados
- Qual aplicativo pode ser usado para diminuir a velocidade wifi dos dispositivos conectados a essa rede?
- Quantos dispositivos podem ser conectados com um modem WiFi?
- Quantos dispositivos (máximos) podem ser conectados ao hotspot WiFi do Android?