Como se compara o Mac Silicon M1 da Apple com o chip biônico iPhone 12 A14?
Apple A14
O Apple A14 Bionic é um sistema ARMv8.5a de 64 bits num chip (SoC), concebido pela Apple Inc.
O Apple A14 Bionic apresenta uma CPU Apple de 64 bits de seis núcleos implementando o ARMv8 com dois núcleos de alto desempenho chamados Firestorm e quatro núcleos de eficiência energética chamados Icestorm.
O A14 inclui hardware de rede neural dedicado que a Apple chama de um novo Motor Neural de 16 núcleos. O Neural Engine pode realizar 11 trilhões de operações por segundo. Além do Motor Neural separado, a CPU A14 inclui aceleradores de multiplicação escalar de matriz de aprendizagem de segunda geração (que a Apple chama de blocos AMX). O A14 também inclui um novo processador de imagem com capacidades aprimoradas de fotografia computacional.
O A14 é o primeiro produto comercialmente disponível a ser fabricado em um nó de processo de 5 nm.
Apple M1
O Apple M1 é o primeiro sistema baseado em ARM em um chip (SoC) projetado pela Apple Inc. como uma unidade central de processamento (CPU) para sua linha de computadores Macintosh. Ele foi inspirado pelo seu chip Apple A14 Bionic.
Apple afirma que tem o núcleo de CPU mais rápido do mundo'em silício de baixa energia e o melhor desempenho de CPU por watt.
The M1 tem quatro &apos de alto desempenho;Firestorm' e quatro &apos de eficiência energética;Icestorm' núcleos, fornecendo uma configuração similar ao ARM DynamIQ e aos processadores híbridos Lakefield e Alder Lake da Intel&apos. Esta combinação permite otimizações de uso de energia não possíveis com dispositivos anteriores da arquitetura Apple-Intel. A Apple afirma que os núcleos com eficiência energética utilizam um décimo da potência dos de alto desempenho.
O M1 integra uma unidade de processamento gráfico (GPU) de oito núcleos (sete em alguns modelos) projetada pela Apple. Cada núcleo de GPU contém oito "unidades de execução (EUs)" que, por sua vez, contêm oito ALUs (unidade lógica aritmética) por unidade de execução. No total, a GPU M1 contém até 128 EUs e 1024 ALUs que, segundo a Apple&apos, podem executar quase 25.000 threads simultaneamente e têm uma performance máxima de ponto flutuante (FP32) de 2,6 TFLOPs.
A M1 também contém hardware de rede neural dedicado em um mecanismo neural de 16 núcleos, capaz de executar 11 trilhões de operações por segundo.
Desde o lançamento, alguns usuários que carregam dispositivos M1 através de hubs USB-C estão reportando o bricking de seus dispositivos.
Artigos semelhantes
- O que os jogadores PUBG devem comprar, iPhone 12 Pro Max (chip biônico A14) ou Asus Rog 5 Pro (chip Snapdragon 888)?
- Qual é a diferença entre o biônico A13 e o biônico A14?
- Como pode o chip biônico Apple A14 ser tão rápido?
- O Snapdragon 865+ da Qualcomm irá bater o chip biônico Apple A14 em termos de desempenho e pontuação de referência?