Casa > O > O Que Você Acha Da Nova Atualização De Segurança Do Google Pixel Sem Recurso De Reinício?

O que você acha da nova atualização de segurança do Google Pixel sem recurso de reinício?

Este recurso é mais um cruzamento entre o recurso de atualização contínua que o Google revelou na Google IO 2017 e o Projeto Treble que o Google mostrou na Google IO 2018.

Google afirma que eles pretendem fazer o Android melhor a cada lançamento e este ano eles pretendem fazer isso tomando medidas para acelerar a implementação das atualizações de segurança para os dispositivos suportados. Entre no Project Mainline que pretende resolver o problema lançando atualizações de segurança diretamente para os usuários através da Google Play Store, em vez de enviá-lo primeiro para os OEMs dos aparelhos e esperar que eles o lançem para os usuários. Outra melhoria que a Mainline tenta trazer é que as atualizações de segurança don'não precisam mais ser reiniciadas. Elas funcionarão mais ou menos da mesma forma que atualizar seus aplicativos através da Play Store, embora algumas atualizações possam exigir um reinício.

Este recurso combinado com o Project Treble (onde o framework do SO Android é separado do código específico do fornecedor para acelerar as atualizações) e o recurso Seamless Update (onde duas partições separadas são mantidas para o código do sistema que pode ser trocado através de um reinício) torna a atualização dos dispositivos Android muito mais fácil e rápida. O único senão é que o Project Mainline só funcionará com dispositivos que iniciem com o Android Q e não com os dispositivos que estão sendo atualizados. Isso significa que levará dois anos para que esse recurso seja totalmente eficaz, pois agora o Android Oreo de dois anos é o sistema operacional Android mais usado.

Google também afirma que assim como o recurso Seamless Update, cabe aos fabricantes de dispositivos incorporar o suporte em seus dispositivos para o Project Mainline. Isso me desaponta como dois anos após o recurso Seamless Update ter sido lançado e quase não vemos nenhum OEM oferecendo suporte. Temo que a mesma coisa possa acontecer com o Project Mainline também. Uma excelente idéia que requer boa execução para que seja bem sucedida.

Iria isso significar que um dispositivo terá atualizações de segurança garantidas enquanto a versão Android suportar a última versão da pPay Store? Provavelmente não, porque vai se tornar muito demorado e caro para o Google manter os dispositivos com versões mais antigas do Android atualizadas. Uma maneira do Google fazer isso seria desativar a implementação de atualizações de segurança para uma versão do Android após três anos, enquanto continua a atualizar apenas a Play Store e os aplicativos baixados através dela.

Reference:

All about Nougat: What are seamless updates?

What is Project Treble? O plano mestre do Google para acelerar as atualizações do Android | Trusted Reviews

Os dispositivos Android Q receberão atualizações de segurança por via aérea - mas há um senão - TechCrunch

De Coffee

Qual é um tablet melhor e mais potente, o Google Pixel c ou o iPad Pro? Como são semelhantes, ou diferentes, entre si? :: Por que o Google não abre lojas de varejo como a Apple e a Microsoft?