Casa > O > O Youtube Está Na Teia Escura Ou Na Teia Profunda?

O YouTube está na teia escura ou na teia profunda?

Tecnicamente, o YouTube está na "clearnet", o que significa que você não precisa de software especial para acessá-lo. Também é indexado pelos principais motores de busca como o Google, por isso também não está na web profunda.

No entanto, existem algumas partes do YouTube que seriam consideradas parte da "web profunda". Se é um vídeo privado que não pode ser visto por todos, ou um canal privado do YouTube, então isso seria parte da "teia profunda". Qualquer página web que um motor de busca não tenha indexado, incluindo os vídeos do YouTube, seria uma web profunda, por mais difícil que seja acreditar.

Estes artigos podem ajudar a elaborar um pouco:

O que é a web profunda? - Definição de WhatIs.com

Web escura - Wikipedia

Os motores de busca usam o que se chama "robots web" ou "web crawlers" para indexar conteúdo. Se um site dá instruções aos robôs para não listá-los nos resultados da busca, então, tecnicamente, eles estão na "teia profunda"

main-qimg-4d30f189c1193f1e6ff5509f61c880d1

Outros exemplos do que pode estar na "teia profunda" são coisas como as partes confidenciais do seu site bancário, seus registros médicos, ou algo por trás de um paywall (como Netflix, Amazon Prime, ou artigos do The New York Times). O problema com os termos, em geral, é que eles são amplamente mal compreendidos, e que as definições técnicas se revelam confusas para muitas pessoas.

Adicionando a isto é que quando grandes notícias sobre a quebra da web escura (como a AlphaBay/Hansa ou o encerramento da Rota da Seda), os pontos de venda de notícias continuamente definem mal os dois termos, usando coisas como "icebergs", que não são uma representação muito precisa.

Existe, no entanto, um site em Tor chamado TorTube, que tecnicamente estaria na "web escura"

De Dorran Keegan

Existe um equivalente sombrio do YouTube na web? :: Os pavões são todos homens?