Doenças Infecciosas: Posso apanhar SIDA ao comer ketchup imediatamente após ter sido injectado com o VIH?
O mais provável é que não sobreviva muito tempo no ketchup ácido, tal como não sobrevive muito tempo quando exposto ao ar. Não há nenhum caso conhecido de alguém estar infectado com o HIV devido a qualquer adulteração de um produto alimentar ou bebida, enquanto isso não é 100% prova de que não tenha ocorrido, é uma boa prova para pensar assim.Como Jake diz que o único perigo real seria que você tivesse o ketchup dentro de segundos após ele ter sido adulterado e também tivesse uma ferida hemorrágica na boca e você segurasse o ketchup na boca o tempo suficiente para permitir que a pequena quantidade de HIV dentro dele entrasse em contato com o corte e entrasse na corrente sanguínea.
Segundo a boca é um dos orifícios humanos mais seguros quando se trata de infecção pelo HIV, a saliva também é capaz de ajudar a tornar o HIV menos capaz de infectar. Há muitos estudos que mostram uma taxa muito mais baixa de infecção por sexo receptivo oral e depois dizem sexo receptivo oral. Há até estudos de casais gays do sexo masculino que são sero-discordantes que praticam sexo oral desprotegido e têm taxas de infecção muito baixas. Isto levou a um grande debate com a comunidade gay sobre os perigos reais envolvidos com o sexo oral desprotegido.
Agora não estou recomendando sexo desprotegido, estou apenas dizendo que há muitos que acreditam que não é muito arriscado se envolver em sexo oral desprotegido, com a capacidade de profilaxia pré-tratamento com medicamentos este debate pode estar próximo do fim. Eu acredito firmemente que o risco, por menor que seja, deve ser evitado até que haja um medicamento disponível que tenha sido demonstrado em estudos para prevenir a ocorrência de infecção.